MEC lança programa de preparação para o Enem

“Hora do Enem” inclui simulados, plataforma online de estudos e programa de TV

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (5), em parceria com o Sesi, um programa de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio denominado “Hora do Enem”. O projeto é composto por simulados online, a plataforma de estudos Geekie Games, um programa televisivo com entrevistas, questões resolvidas e informações sobre o exame e um canal de vídeos online apelidado de Mecflix.

O conteúdo está disponível no site horadoenem.mec.gov.br. Alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública poderão acessar gratuitamente todos os recursos; os de escolas particulares e de outros anos terão acesso gratuito a parte deles.

A plataforma Geekie Games

Desenvolvida pela empresa Geekie, a plataforma cria um plano de estudos personalizado para o aluno com base no curso em que ele quer passar, na quantidade de horas que tem para estudar diariamente e em seus pontos fortes e fracos. Quanto mais ele usa os recursos da plataforma – que dispõe de 600 aulas com vídeos, exercícios e resumos, além de simulados (veja o item seguinte) – , melhores são as recomendações que ele recebe dela para que consiga aprender todo o conteúdo necessário até o dia do Enem. A plataforma já pode ser acessada via navegador ou por meio de aplicativo para Android.
O Programa Hora do Enem disponibilizará o Geekie Games até o dia 31 de janeiro de 2017 para os alunos matriculados no terceiro ano da rede pública. Quem não pertence a esse grupo ainda pode ter acesso a alguns recursos da plataforma, como as videoaulas.

Simulados

O programa ainda disponibilizará gratuitamente simulados online para todos os alunos do terceiro ano inscritos na plataforma – tanto de escolas públicas quanto de particulares. As provas contam com itens no formato Enem e geram uma nota TRI muito próxima da nota real que o aluno tiraria caso realizasse o exame oficial na mesma data (embora seja importante frisar que a nota do simulado NÃO vale para o Enem). Ao final de cada simulado, o aluno tem acesso a um relatório que traz a comparação de sua nota com a exigida em seu curso e faculdade escolhidos, bem como com a nota média do Brasil.
Veja abaixo o calendário de aplicação das provas:
CALENDÁRIO DE APLICAÇÃO DOS SIMULADOS
As provas serão liberadas apenas durante os seus respectivos dias. Universidades e Institutos federais, instituições privadas e escolas estaduais de ensino médio vão ceder espaço para a realização do simulado para os alunos que não tiverem acesso à Internet.
1º Simulado: 30 de abril
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
2º Simulado: 25 de junho
20 questões por área do conhecimento (80 no total)
3º Simulado: 13 de agosto
45 questões por área do conhecimento (180 no total)
4º Simulado: 8 e 9 de outubro
45 questões por área do conhecimento (180 no total)

O programa de TV

Disponível a partir de maio, o programa será exibido de segunda a sexta, a partir das 18h, na TV Escola. Com uma duração de 30 minutos, irá abordar uma área do conhecimento diferente a cada dia da semana por meio de dicas, entrevistas e resoluções comentadas de exercícios que já caíram no Enem. A reprise vai ao ar às 7h e às 13h durante a semana, aos sábados a partir das 15h e aos domingos a partir das 6h. Também será possível baixar os vídeos pela internet.

Mecflix

Disponível a partir de 30 de abril para alunos de escolas públicas e particulares, a biblioteca online de videoaulas permitirá ao estudante montar playlists e salvar aquelas que achar mais interessantes para seus estudos.