Primeiro dia da segunda fase da Unesp é exigente em Humanas e pouco criativo em Exatas

Para professores, questões de Ciências da Natureza apresentaram pouca contextualização

No primeiro dia de provas da segunda fase do vestibular 2016 da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ocorrido neste domingo (13), os estudantes responderam questões de Ciências Humanas (História, Geografia e Filosofia) e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) e Matemática. Para os professores, não houve surpresas quanto aos temas, bastante típicos da Unesp. Já em relação às disciplinas, eles apontam que houve pouca contextualização nas questões de Exatas e mais rigor nas de Humanas.
Para Paulo Moraes, diretor de ensino do Anglo Vestibulares, a prova cumpriu seu papel: “Essa é uma prova que realmente selecionou os alunos mais bem preparados, os que sabem bem o conteúdo e interpretar os textos”. No entanto, não foi uma prova uniforme, tendo algumas questões muito bem feitas e outras que não se encaixaram muito bem.
As questões de Humanas, especialmente Filosofia, foram trabalhosas e demandaram respostas longas e bem articuladas. “A prova de Filosofia estava mais complexa e pedindo associação de conteúdos. Como a Fuvest e a Unicamp cobram muito pouco dessa disciplina, pode ter dificultado para o aluno que estava estudando do mesmo jeito para as três”, explica Célio Tasinafo, coordenador pedagógico da Oficina do Estudante.
Em Ciências da Natureza, os professores apontam que houve pouca criatividade e quase nenhuma contextualização. “A prova de Biologia estava bem feita, mas Física e Química estavam secas, sem contexto”, diz Paulo. “A impressão que passa é que foi uma prova feita sem muito cuidado, só o conteúdo pelo conteúdo, sem criatividade”, analisa Célio.
Para amanhã, a perspectiva dos professores é que haja uma prova de Linguagens longa e trabalhosa. “Baseado no que vimos hoje em Ciências Humanas, os alunos devem se preparar para bastante texto e boa articulação de vocabulário. Na redação, é impossível prever o tema, mas sempre esperamos algo mais politizado, algum debate atual”, diz Célio.
Resultados
A lista geral de classificação será publicada no dia 5 de fevereiro de 2016. Para os candidatos listados, haverá confirmação de interesse pela vaga nos dias 13 e 14 de fevereiro, exclusivamente pela internet. Apenas para os candidatos que confirmaram interesse, será gerada a primeira lista de chamada para matrícula no dia 16 de fevereiro. A segunda será divulgada no dia 23.