ARTIGO

Artigo é a palavra variável que individualiza o substantivo, particularizando o referente no meio de sua espécie. O artigo determina o substantivo de forma particular (definido) ou geral (indefinido).
O substantivo, isoladamente, é mero designativo de um entre muitos, ou seja, nomeia todos os seres da mesma espécie. Por exemplo, o substantivo MENINA designaqualquer ser humano feminino, em idade infantil. Daí o emprego do artigo ser tão importante.
anteposição do artigo ao substantivo (POSIÇÃO OBRIGATÓRIA) modifica esse aspecto genérico, amplo, universal.

Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Classificação dos Artigos
Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa: oaosas.
Por exemplo:

Eu matei o animal.

Artigos Indefinidos:  determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Por exemplo:

Eu matei um animal.

Combinação dos Artigos
É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações:
Preposições Artigos
o, os a, as um, uns uma, umas
a ao, aos à, às
de do, dos da, das dum, duns duma, dumas
em no, nos na, nas num, nuns numa, numas
por (per) pelo, pelos pela, pelas
– As formas à e às indicam a fusão da preposição a com o artigo definido a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.
– As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.
Artigos, leitura e produção de textos
O uso apropriado dos artigos definidos e indefinidos permite não apenas evitar problemas com o gênero e o número de determinados substantivos, mas principalmente explorar detalhes de significação bastante expressivos. Em geral, informações novas, nos textos, são introduzidas por pronomes indefinidos e, posteriormente, retomadas pelos definidos. Assim, o referente determinado pelo artigo definido passa a fazer parte de um conjunto argumentativo que mantém a coesão dos textos. Além disso, a sutileza de muitas modificações de significados transmitidas pelos artigos faz com que sejam frequentemente usados pelos escritores em seus textos literários.