Início Artigo ARTIGO

ARTIGO

42
0
COMPARTILHAR
Artigo é a palavra variável que individualiza o substantivo, particularizando o referente no meio de sua espécie. O artigo determina o substantivo de forma particular (definido) ou geral (indefinido).
O substantivo, isoladamente, é mero designativo de um entre muitos, ou seja, nomeia todos os seres da mesma espécie. Por exemplo, o substantivo MENINA designaqualquer ser humano feminino, em idade infantil. Daí o emprego do artigo ser tão importante.
anteposição do artigo ao substantivo (POSIÇÃO OBRIGATÓRIA) modifica esse aspecto genérico, amplo, universal.

Artigo é a palavra que, vindo antes de um substantivo, indica se ele está sendo empregado de maneira definida ou indefinida. Além disso, o artigo indica, ao mesmo tempo, o gênero e o número dos substantivos.
Classificação dos Artigos
Artigos Definidos: determinam os substantivos de maneira precisa: oaosas.
Por exemplo:

Eu matei o animal.

Artigos Indefinidos:  determinam os substantivos de maneira vaga: um, uma, uns, umas.
Por exemplo:

Eu matei um animal.

Combinação dos Artigos
É muito presente a combinação dos artigos definidos e indefinidos com preposições. Este quadro apresenta a forma assumida por essas combinações:
Preposições Artigos
o, os a, as um, uns uma, umas
a ao, aos à, às
de do, dos da, das dum, duns duma, dumas
em no, nos na, nas num, nuns numa, numas
por (per) pelo, pelos pela, pelas
– As formas à e às indicam a fusão da preposição a com o artigo definido a. Essa fusão de vogais idênticas é conhecida por crase.
– As formas pelo(s)/pela(s) resultam da combinação dos artigos definidos com a forma per, equivalente a por.
Artigos, leitura e produção de textos
O uso apropriado dos artigos definidos e indefinidos permite não apenas evitar problemas com o gênero e o número de determinados substantivos, mas principalmente explorar detalhes de significação bastante expressivos. Em geral, informações novas, nos textos, são introduzidas por pronomes indefinidos e, posteriormente, retomadas pelos definidos. Assim, o referente determinado pelo artigo definido passa a fazer parte de um conjunto argumentativo que mantém a coesão dos textos. Além disso, a sutileza de muitas modificações de significados transmitidas pelos artigos faz com que sejam frequentemente usados pelos escritores em seus textos literários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here