37 Ideias e Atividades para o Natal

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 37 Ideias e Atividades para o Natal. Excelentes sugestões para trabalhar com alunos das series iniciais.

Natal é comemorado anualmente em 25 de dezembro e é um feriado nacional no Brasil. Atualmente, o Natal é celebrado em quase todos os países do mundo. Independente da religião, praticamente todas as pessoas celebram esta comemoração a sua maneira.

As festividades dessa data comemorativa começam na véspera de Natal, dia 24 de dezembro, quando a família se reúne para a ceia e trocam presentes e mensagens de afeto.

CONHEÇA O KIT SÓ ESCOLA NATAL – São mais de 700 páginas com Atividades, jogos, desenhos, advinhas e muito mais com o tema Natal separadas em 28 arquivosClique aqui e Saiba Mais.

20 Ideias e Atividades para o Natal

20 Ideias e Atividades para o Natal

CONHEÇA O KIT SÓ ESCOLA NATAL – São mais de 700 páginas com Atividades, jogos, desenhos, advinhas e muito mais com o tema Natal separadas em 28 arquivosClique aqui e Saiba Mais.

Aqui estão 20 ideias e atividades criativas para o Natal, que podem ser usadas com alunos das séries iniciais, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental:

  1. Cartões de Natal Personalizados: Os alunos podem criar cartões de Natal para suas famílias, usando colagem, desenhos e mensagens escritas.
  2. Árvore de Natal de Papel: Crie uma árvore de Natal de papel na sala de aula, onde cada aluno pode adicionar uma decoração feita por ele mesmo.
  3. Histórias de Natal: Faça uma sessão de leitura de histórias de Natal clássicas, seguida de atividades de desenho ou escrita sobre as histórias.
  4. Canções Natalinas: Aprenda e cante canções de Natal tradicionais. Pode-se até criar uma pequena apresentação.
  5. Peça de Natal: Organize uma peça de teatro natalina simples, onde os alunos possam atuar e se vestir como personagens.
  6. Decoração de Biscoitos de Natal: Faça uma atividade de culinária onde as crianças possam decorar biscoitos de Natal.
  7. Calendário do Advento: Crie um calendário do advento com atividades diárias ou mensagens positivas.
  8. Confecção de Enfeites de Natal: Utilize materiais recicláveis para criar enfeites de Natal únicos.
  9. Carta para o Papai Noel: Incentive os alunos a escreverem cartas para o Papai Noel, expressando seus desejos e gratidão.
  10. Troca de Presentes Secretos: Organize um amigo secreto entre os alunos, onde eles podem fazer ou trazer pequenos presentes.
  11. Construção de Bonecos de Neve com Material Reciclado: Faça bonecos de neve com algodão, papel, botões, entre outros materiais.
  12. Jogo de Adivinhação Natalino: Crie um jogo onde as crianças adivinham objetos ou personagens relacionados ao Natal.
  13. Coroa de Natal: Faça coroas de Natal usando papel, fitas e decorações diversas.
  14. Diário de Natal: Mantenha um diário de atividades de Natal onde os alunos podem escrever ou desenhar sobre suas experiências.
  15. Árvore de Desejos: Crie uma árvore onde cada aluno pendura um desejo ou objetivo para o próximo ano.
  16. Criação de Presépios: Construa um presépio simples na sala de aula, envolvendo os alunos no processo.
  17. Sessão de Cinema Natalino: Assista a filmes ou desenhos animados de Natal e discuta as mensagens e temas.
  18. Dinâmicas de Grupo com Tema Natalino: Jogos e brincadeiras em grupo que celebram o espírito natalino.
  19. Oficina de Guirlandas: Crie guirlandas de Natal utilizando diversos materiais, como papel colorido, tecido e elementos naturais.
  20. Projeto de Ajuda ao Próximo: Incentive o espírito de doação, organizando uma campanha para ajudar pessoas necessitadas ou instituições de caridade durante o Natal.

Estas atividades ajudam a fomentar a criatividade, a colaboração e o espírito natalino entre os alunos, além de serem ótimas oportunidades para trabalhar diferentes habilidades e conceitos pedagógicos.