Brincadeiras Dia da Consciência Negra 2023

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 10 sugestões de atividades e brincadeiras para trabalhar o Dia da Consciência negra com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1.

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro no Brasil, é uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros da história do Brasil que lutou pela liberdade de seu povo.

Brincadeiras Dia da Consciência Negra 2023

Trabalhar o Dia da Consciência Negra com crianças é uma maneira excelente de promover a inclusão, a diversidade e o respeito mútuo desde cedo. Aqui estão algumas sugestões de brincadeiras e atividades para crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1:

CONHEÇA O KIT CONSCIÊNCIA NEGRA.
Atividades, lembrancinhas, moldes e muito mais (Saiba Mais).

Educação Infantil:

  1. Jogo da Memória Temático:
    • Crie cartas de jogo da memória com imagens relacionadas à cultura afro-brasileira, como instrumentos musicais, roupas tradicionais, personalidades importantes, etc.
  2. Dança das Cadeiras com Música Afro-Brasileira:
    • Uma variação do tradicional jogo da dança das cadeiras, mas utilizando músicas afro-brasileiras.
  3. Oficina de Instrumentos Musicais:
    • Ajude as crianças a criar instrumentos musicais simples como chocalhos ou tambores, e depois explore ritmos afro-brasileiros juntos.
  4. Brincadeira de Imitação:
    • Selecione algumas danças ou movimentos culturais e peça para as crianças os imitarem, promovendo assim uma apreciação pela cultura afro-brasileira.
  5. Jogo de Associação:
    • Crie um jogo onde as crianças podem associar imagens de alimentos, trajes ou festas tradicionais com a cultura afro-brasileira correspondente.

Ensino Fundamental 1:

  1. Caça ao Tesouro Cultural:
    • Organize uma caça ao tesouro onde as crianças podem encontrar informações ou objetos relacionados à cultura e história afro-brasileira.
  2. Quiz Cultural:
    • Prepare um quiz com perguntas sobre a cultura, história e personalidades afro-brasileiras, dividindo a turma em equipes para responder.
  3. Teatro de Fantoches:
    • Encoraje as crianças a criar um teatro de fantoches com personagens e histórias que celebram a cultura afro-brasileira.
  4. Oficina de Máscaras Africanas:
    • Realize uma oficina onde as crianças possam criar suas próprias máscaras inspiradas em tradições africanas.
  5. Roda de Capoeira:
    • Organize uma roda de capoeira com a ajuda de um instrutor local, permitindo que as crianças aprendam os movimentos básicos e a história desta arte marcial brasileira.

Essas atividades podem ser adaptadas conforme necessário para atender ao nível de compreensão e interesse das crianças, proporcionando uma experiência de aprendizado divertida e informativa sobre o Dia da Consciência Negra.

CONHEÇA O KIT CONSCIÊNCIA NEGRA.
Atividades, lembrancinhas, moldes e muito mais (Saiba Mais).