Autor de disparos em escola de Sapopemba diz que aprendeu a atirar no YouTube

Um jovem de 16 anos foi detido pela Polícia Militar após invadir uma escola armado e disparar contra os alunos. Durante o incidente, uma estudante foi vitimada fatalmente, enquanto outras duas foram atingidas pelos tiros. Outro aluno machucou-se enquanto tentava escapar.

Um vídeo, ao qual a reportagem teve acesso, mostra o adolescente admitindo à polícia que aprendeu sobre armas online.

De acordo com outras informações obtidas pela reportagem, o jovem mencionou em uma conversa no Discord que seu objetivo ao cometer tal ato era “sentir-se poderoso”.

Em diálogo com um colega, ele compartilhou experiências passadas com bullying, mas minimizou sua relevância, afirmando não buscar vingança e que não se sentia muito oprimido na escola.

O jovem expressou o desejo de “determinar quanto tempo alguém viveria” e “saber o exato momento da morte daqueles que pretendia vitimar”.

Conforme relatado pelo jornal Folha de S.Paulo, plataformas como Discord tornaram-se locais perigosos, com casos de abusos e agressões entre jovens.

Letícia Oliveira, especialista que há 11 anos acompanha atividades extremistas na web, relata que o Brasil tem visto, por duas semanas consecutivas, incidentes de ataques em escolas.

“Nos preocupamos constantemente, pois temos consciência que novos ataques podem ocorrer”, comentou. Letícia ainda mencionou que, embora a motivação exata para o ataque em Sapopemba ainda não esteja clara, é possível que tenha sido influenciado por subgrupos online que enaltecem atiradores e crimes similares.

DETALHES DO ATAQUE

Segundo informações, o atirador passou o final de semana na residência de seu pai, em Santo André (Grande São Paulo). Lá, ele obteve o revólver calibre 38, escondido entre colchões, e as balas, encontradas em um cômodo distinto. Ele teria vasculhado meticulosamente a casa em busca dos itens.

O jovem, cujos pais são divorciados, retornou à casa de sua mãe no domingo (22) já portando a arma.

A arma possuía registro e estava em situação legal, de acordo com autoridades. O pai está atualmente sendo buscado pela polícia.

Uma gravação de segurança capturou o instante em que o jovem entrou em uma sala lotada de alunos e começou a disparar. Durante o pânico, os estudantes fugiram em desespero.

A vítima fatal, Giovanna Bezerra, 17 anos, foi atingida na cabeça.

As outras duas vítimas foram prontamente atendidas e encaminhadas ao Hospital Sapopemba. Uma delas já foi liberada. O aluno que se machucou durante a fuga também foi atendido e já está fora de perigo.