35 Atividades Consciência Negra

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 35 atividades educativas para trabalhar o Dia da Consciência Negra com alunos das series iniciais.

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e tem como objetivo a reflexão sobre a inclusão dos negros na sociedade brasileira. A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 20 de novembro de 1695.

  1. História:
    • O Dia da Consciência Negra foi estabelecido pelo projeto Lei nº 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, embora só tenha sido adotado por alguns estados e municípios brasileiros.
    • A data faz referência à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo negro do jugo da escravidão.
  2. Importância:
    • Esta celebração ressalta a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional.
    • Proporciona uma reflexão sobre a igualdade racial, o reconhecimento e valorização da cultura e da história afro-brasileira.
    • Fomenta a discussão sobre as desigualdades raciais ainda presentes na sociedade brasileira.
  3. Celebração:
    • As celebrações do Dia da Consciência Negra incluem eventos culturais, debates, marchas e outras atividades que buscam valorizar a cultura afro-brasileira e promover a igualdade racial.
    • Em muitas cidades, são realizadas atividades que vão desde aulas públicas até apresentações de música e dança afro-brasileira.
  4. Feriado:
    • Em algumas cidades e estados brasileiros, o Dia da Consciência Negra é considerado feriado. A adesão ao feriado varia, e nem todos os lugares do Brasil reconhecem esta data como tal.

O Dia da Consciência Negra é uma oportunidade para promover a educação e a conscientização sobre as questões raciais no Brasil, e para celebrar e valorizar a contribuição histórica e cultural do povo africano e afro-brasileiro.

Veja também: Plano de Aula Dia da Consciência Negra

CONHEÇA O KIT CONSCIÊNCIA NEGRA.
Atividades, lembrancinhas, moldes e muito mais (Saiba Mais).

15 Atividades Consciência Negra – Para imprimir

CONHEÇA O KIT CONSCIÊNCIA NEGRA.
Atividades, lembrancinhas, moldes e muito mais (Saiba Mais).

20 Atividades Consciência Negra

Para alunos das séries iniciais, é fundamental criar atividades que possam introduzir o tema de maneira lúdica, informativa e que valorize a cultura afro-brasileira. Aqui estão 20 sugestões de atividades:

  1. Roda de Conversa: Comece discutindo o que os alunos já sabem sobre o Dia da Consciência Negra e por que ele é importante.
  2. História de Zumbi: Conte a história de Zumbi dos Palmares de forma adaptada para a idade, destacando sua luta e liderança.
  3. Livros Ilustrados: Use livros com ilustrações que contam histórias de personagens negros ou que apresentem a cultura afro-brasileira.
  4. Música e Dança: Apresente músicas da cultura afro-brasileira, como samba, maracatu e afoxé. Ensine algumas danças tradicionais.
  5. Oficina de Turbantes: Mostre como os turbantes são significativos na cultura afro e ensine-os a fazer suas próprias amarrações.
  6. Atividades Artísticas: Peça para os alunos desenharem ou pintarem retratos de personalidades negras importantes na história brasileira.
  7. Confecção de Bonecas Abayomi: Essas são bonecas africanas feitas tradicionalmente sem costura e com retalhos.
  8. Receitas Tradicionais: Prepare comidas típicas afro-brasileiras como acarajé, vatapá ou feijoada.
  9. Jogos Africanos: Apresente jogos tradicionais como o Mancala (jogo de sementes).
  10. Mitos e Lendas: Conte histórias e lendas africanas para os alunos.
  11. Exibição de Curtas: Mostre curtas ou animações que tratem do tema de forma lúdica.
  12. Teatro de Fantoches: Crie um pequeno teatro sobre a história de Zumbi ou sobre o dia a dia na comunidade de Palmares.
  13. Brincadeiras Africanas: Como a amarelinha africana ou brincadeiras de roda típicas.
  14. Monte um Altar: Com símbolos, imagens e objetos que representam a cultura afro-brasileira.
  15. Atividade de Poesia: Leia poemas de autores negros brasileiros e incentive os alunos a escreverem seus próprios versos.
  16. Exposição de Personalidades: Montar um mural com fotos e biografias de personalidades negras importantes no Brasil.
  17. Oficina de Instrumentos Musicais: Como o agogô, atabaque e tambor, falando da sua origem e importância.
  18. Jogo da Memória: Com imagens relacionadas à cultura afro-brasileira.
  19. Quebra-Cabeça Temático: Com imagens de festas, danças ou outras expressões da cultura afro-brasileira.
  20. Visita ou Videoconferência: Se possível, organize uma visita a uma comunidade quilombola ou traga alguém dessa comunidade para falar com os alunos, mesmo que por videoconferência.

CONHEÇA O KIT CONSCIÊNCIA NEGRA.
Atividades, lembrancinhas, moldes e muito mais (Saiba Mais).

O importante é abordar o tema de maneira respeitosa, valorizando e celebrando a cultura afro-brasileira e promovendo reflexões sobre a importância da igualdade e do respeito à diversidade.