Jogos de tabuleiro ajudam a turbinar o desempenho de crianças em matemática, aponta estudo

Um estudo recente publicado na revista “Early Years” revelou que jogos de tabuleiro baseados em números, como Monopólio e Reversi (também conhecido como Othello), podem ter um impacto positivo no desempenho matemático de crianças de 3 a 9 anos de idade.

Embora os jogos de tabuleiro já fossem conhecidos por promover o aprendizado e o desenvolvimento infantil, incluindo a leitura e a alfabetização, essa pesquisa identificou que os jogos baseados em números também são benéficos para o desenvolvimento das seguintes habilidades matemáticas:

  1. Habilidades de Cálculo: Os jogos ajudam as crianças a praticarem operações matemáticas básicas, como adição, subtração e compreensão de números maiores e menores.
  2. Reconhecimento Numérico: Ao jogar, as crianças aprendem a identificar se um número é maior ou menor que outro, desenvolvendo um senso de magnitude numérica.

Os pesquisadores enfatizam que os benefícios do jogo são mais evidentes quando as crianças participam regularmente, algumas vezes por semana, com a supervisão de um professor ou adulto treinado.

Os resultados da pesquisa demonstraram um ganho significativo nas habilidades matemáticas em mais de 52% das tarefas analisadas. Além disso, quase um terço das crianças (32%) apresentou um desempenho melhor depois de participar de sessões de jogos.

É importante ressaltar que jogos nos quais os participantes se revezam para mover peças em um tabuleiro diferem daqueles que envolvem habilidades específicas ou apostas. Os jogos de tabuleiro têm regras fixas que limitam as ações dos jogadores, sendo os movimentos das peças determinantes para o desenrolar do jogo.

O Dr. Jaime Balladares, autor principal do estudo e pesquisador da Pontificia Universidad Católica de Chile, em Santiago, destaca que os jogos de tabuleiro podem ser considerados uma estratégia com potencial impacto nas habilidades matemáticas básicas e complexas das crianças. Ele ressalta que esses jogos, geralmente subutilizados na fase pré-escolar, podem ser facilmente adaptados para incluir objetivos de aprendizagem relacionados às habilidades matemáticas.

O estudo compilou evidências científicas de 19 estudos publicados desde 2000, todos eles relacionados à relação entre jogos de tabuleiro e habilidades matemáticas em crianças de 3 a 9 anos. As medições de desempenho abrangeram quatro categorias, incluindo competência numérica básica, como a capacidade de reconhecer e contar números, e compreensão numérica básica, como entender a relação de magnitude entre números, por exemplo, reconhecer que nove é maior que três.

Essa pesquisa reforça a importância dos jogos de tabuleiro como uma ferramenta educativa divertida e eficaz para desenvolver habilidades matemáticas nas crianças em idade escolar.

Recomendamos também: