Dicas essenciais para vestibulandos estudarem durante as férias

Coordenador educacional compartilha orientações para jovens que se preparam para o Enem e vestibulares, ensinando como equilibrar estudos e diversão durante as férias de julho.

Com a chegada das férias escolares, muitos vestibulandos ficam em dúvida sobre como manter os estudos durante esse período de descanso.

A fase de preparação para as provas do Enem e vestibulares é de extrema importância e exige disciplina por parte dos estudantes que desejam ingressar no ensino superior.

No entanto, especialistas afirmam que a rotina dos estudantes deve incluir tempo para o lazer e o descanso ao longo desse processo de preparação.

Para o gestor escolar Márcio Guedes, é fundamental priorizar o descanso, mas sem abrir mão da rotina de estudos durante as férias.

“O descanso é essencial durante todo o período de preparação, e nas férias ele se torna ainda mais importante, pois é um momento em que o estudante pode se dedicar a outras atividades sem sentir culpa. No entanto, isso não significa que ele deva passar todo o tempo de férias sem estudar. É importante lembrar que essa é uma fase específica da vida, em que a preparação para o vestibular requer muita dedicação e concentração”, destaca Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso.

Aqui estão cinco dicas valiosas compartilhadas por Márcio para auxiliar os estudantes durante as férias. Confira!

Siga um cronograma de estudos

O planejamento dos estudos deve levar em consideração o período das férias escolares.

Dessa forma, os estudantes podem elaborar um plano de estudos adaptado à realidade das férias, garantindo que não percam o ritmo, explica Márcio.

Uma sugestão é estabelecer metas semanais durante as férias, a fim de se manter motivado e concentrado. “Pequenas tarefas tornam o estudo mais gerenciável”, pondera o gestor.

Tenha uma rotina flexível

Equilíbrio é a chave para tornar o processo de estudo para o Enem e vestibulares mais tranquilo e leve.

Uma dica é adotar uma rotina flexível. Além do tempo dedicado aos estudos, Márcio ressalta a importância de reservar algumas horas do dia para atividades de lazer que tragam prazer.

Esse hábito contribui para a manutenção da saúde emocional dos vestibulandos, argumenta o coordenador.

É essencial ter uma rotina de exercícios físicos e adotar hábitos como passear em parques, sair com amigos, visitar familiares, ou seja, realizar atividades que proporcionem prazer.

Uma abordagem interessante é concentrar-se nos estudos na primeira semana de férias, descansar na segunda semana e retomar a rotina de estudos na terceira semana.

Planeje com disciplina

Ter mais tempo disponível não significa usá-lo inteiramente para estudar ou revisar os conteúdos. É importante planejar e conciliar atividades deestudo e lazer.

O planejamento começa ao definir os dias reservados para descanso e os dias em que serão destinados aos estudos. Seguir a divisão das semanas mencionada anteriormente é uma sugestão de Márcio.

Dessa forma, o estudante pode determinar o tempo diário (em horas) dedicado aos estudos, as disciplinas que serão estudadas (e em quais dias) e os conteúdos de cada matéria.

“Ter disciplina para seguir o planejado é fundamental para obter sucesso”, afirma o gestor.

Márcio Guedes, coordenador do Poliedro Curso.

Diversifique os métodos de estudo

Explorar diferentes possibilidades e abordagens para estudar determinada matéria é uma dica valiosa para diversificar os estudos.

Márcio sugere que os estudantes ouçam podcasts que discutam temas relevantes para os estudos, leiam obras obrigatórias para os vestibulares e assistam a séries e documentários.

Conteúdos culturais, como produções audiovisuais, podem auxiliar no desenvolvimento de habilidades de interpretação, que são essenciais nessas avaliações, destaca Guedes.

Revise os conteúdos estudados e faça simulados

Esse período de férias é uma oportunidade interessante para revisitar os conteúdos já estudados.

Rever os temas é essencial para monitorar e avaliar o nível de conhecimento sobre eles.

A resolução de provas antigas e a realização de simulados são outras sugestões compartilhadas por Márcio para serem feitas durante as férias.

Essas atividades auxiliam o estudante a manter o ritmo de resolução desse tipo de prova e a acompanhar os temas que já foram cobrados, além de identificar como eles são abordados nas provas atuais.