Atividades Cantigas Populares

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês (Atividades sobre as Cantigas Populares) prontas para imprimir e trabalhar com alunos das series iniciais em ciclo de alfabetização.

As Cantigas Populares Brasileiras são composições musicais tradicionais que fazem parte do folclore brasileiro. Elas são canções populares transmitidas oralmente ao longo dos anos e refletem a cultura e as tradições do povo brasileiro. Essas cantigas são bastante variadas e podem abordar diversos temas, como amor, festas populares, lendas, religiosidade, trabalho, entre outros.

No Brasil, cada região possui suas próprias cantigas populares, com características musicais e temáticas específicas. Alguns exemplos de cantigas populares brasileiras incluem:

Ciranda, Cirandinha“, “O Cravo e a Rosa”, “A Canoa Virou“, “Peixe Vivo”, “Samba Lelê”, “A Velha a Fiar”, “Pai Francisco”, entre muitas outras.

Essas cantigas são geralmente transmitidas de geração em geração, especialmente entre as crianças, através do ensino oral. Elas são parte integrante das brincadeiras infantis e das festas populares, como festas juninas e carnaval.

Além das cantigas populares tradicionais, o Brasil também possui um vasto repertório de músicas folclóricas e canções regionais que expressam a diversidade cultural do país. Essas canções são valorizadas como patrimônio cultural e desempenham um papel importante na preservação das tradições brasileiras.

Atividades Cantigas Populares – Para imprimir

FONTE: https://efape.educacao.sp.gov.br/

Dicas de Atividades de Alfabetização: Cantigas Populares

Aqui estão seis dicas de atividades que podem ajudar a promover a alfabetização dos alunos usando cantigas populares:

Preencha as lacunas: Selecione uma cantiga popular conhecida e remova algumas palavras-chave. Peça aos alunos para preencherem as lacunas com as palavras corretas. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário, a compreensão auditiva e a identificação de palavras em um contexto.

Conexão de palavras: Escolha uma cantiga popular e destaque algumas palavras-chave. Peça aos alunos para criarem uma lista de palavras relacionadas a essas palavras-chave. Por exemplo, se a palavra-chave for “rio”, os alunos podem listar palavras como “água”, “peixe”, “barco”, etc. Essa atividade ajuda a expandir o vocabulário e a fazer conexões entre as palavras.

Criação de ilustrações: Peça aos alunos para escolherem uma cantiga popular e criarem ilustrações que representem a história ou as palavras da música. Essa atividade promove a compreensão visual, a criatividade e a expressão artística.

Quebra-cabeça de letras: Escreva as letras das palavras de uma cantiga popular em cartões separados e embaralhe-os. Peça aos alunos para reconstruírem as palavras corretamente, colocando os cartões na ordem correta. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de reconhecimento e associação de letras.

Criação de versões: Incentive os alunos a criar suas próprias versões de cantigas populares, substituindo algumas palavras ou adaptando a letra para uma situação diferente. Essa atividade estimula a criatividade, a escrita e o pensamento crítico.

Jogo de adivinhação: Escolha uma cantiga popular e selecione uma parte da letra para recitar aos alunos sem mencionar as palavras-chave. Os alunos devem adivinhar qual é a cantiga com base na parte recitada. Essa atividade desenvolve habilidades de escuta atenta, compreensão e memória.

LOJA DE ATIVIDADES E PLANOS DE AULA

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de alfabetização dos alunos. Além disso, o uso de recursos visuais, como cartazes com letras e imagens, pode ser útil durante as atividades.