5 Ideias de Planos de Aula para Educação Infantil – (EI02EO03)

O campo de experiência “O Eu, o Outro e o Nós” tem como objetivo principal desenvolver nas crianças a capacidade de interagir de forma saudável e respeitosa com os outros, reconhecendo a importância do convívio social e a construção do coletivo.

Dentro desse contexto, a habilidade BNCC (EI02EO03) enfatiza a importância de compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

Neste artigo, apresentaremos 5 ideias de planos de aula que abordam esse tema, promovendo a interação e o compartilhamento entre as crianças na faixa etária de 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses.

5 Ideias de Planos de Aula para Educação Infantil – (EI02EO03)

Segue 5 Ideias de Planos de Aula (BNCC) para Educação Infantil para crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses), trabalhando a habilidade (EI02EO03).

“Caixa dos Tesouros”:

Nesta atividade, cada criança trará de casa um objeto especial para compartilhar com os colegas. Os objetos serão colocados em uma caixa e, em roda, as crianças terão a oportunidade de compartilhar suas histórias sobre os objetos e explicar por que são importantes para elas. Em seguida, as crianças poderão explorar livremente os objetos, compartilhando-os entre si e interagindo uns com os outros.

Objetivos:

  • Estimular a expressão oral e a comunicação.
  • Promover a interação entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de compartilhar objetos.

“Roda de Brinquedos”:

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a trazer de casa um brinquedo de sua escolha. Em roda, cada criança apresentará o seu brinquedo aos colegas, explicando por que o escolheu. Após a apresentação, as crianças terão a oportunidade de brincar com os diferentes brinquedos, compartilhando-os entre si e aprendendo a esperar sua vez.

Objetivos:

  • Estimular a comunicação e a expressão oral.
  • Promover a interação e a socialização entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de compartilhar espaços e objetos.

Conheça o site: PLANEJAMENTOS BNCC.
Os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC.
(SAIBA MAIS)

“Construindo Juntos”:

Nesta atividade, as crianças serão divididas em pequenos grupos. Cada grupo receberá materiais de construção, como blocos de montar ou peças de encaixar. As crianças terão o desafio de construir algo juntas, compartilhando os materiais e colaborando na criação. Ao final, cada grupo apresentará sua construção para os demais, estimulando o reconhecimento do trabalho coletivo.

Objetivos:

  • Estimular a cooperação e a colaboração entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de compartilhar objetos e trabalhar em grupo.
  • Promover a criatividade e a expressão artística.

“Piquenique Coletivo”:

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a participar de um piquenique que coletivo. Em um espaço externo seguro, como um jardim ou um pátio, será organizado um piquenique com alimentos saudáveis e lanches compartilháveis, como frutas, sanduíches e sucos. As crianças serão incentivadas a sentar-se em uma grande toalha ou tapete, formando um círculo. Cada criança terá a oportunidade de escolher e compartilhar os alimentos com os colegas, estimulando o ato de compartilhar e respeitar a vez dos outros.

Objetivos:

  • Promover a interação e a convivência entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de compartilhar objetos e espaços em um contexto social.
  • Estimular hábitos alimentares saudáveis e o senso de comunidade.

“Teatro de Fantoches”:

Nesta atividade, as crianças serão convidadas a participar de um teatro de fantoches, onde elas poderão representar diferentes personagens. Cada criança terá a oportunidade de escolher um fantoche e, com a ajuda de um adulto, criar uma pequena história. Durante a apresentação, as crianças terão que compartilhar os objetos, como os fantoches e o palco, além de colaborar e respeitar as ideias dos colegas.

Objetivos:

  • Estimular a imaginação e a criatividade.
  • Promover a interação e a comunicação entre as crianças.
  • Desenvolver a capacidade de compartilhar objetos e espaços em uma atividade lúdica.

Conheça o site: PLANEJAMENTOS BNCC.
Os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC.
(SAIBA MAIS)

Conclusão

Ao planejar atividades que abordem o campo de experiência “O Eu, o Outro e o Nós” e a habilidade BNCC de compartilhar objetos e espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos, é possível proporcionar às crianças da Educação Infantil momentos de interação, cooperação e desenvolvimento social.

As ideias de planos de aula apresentadas neste artigo oferecem oportunidades para que as crianças aprendam a compartilhar, respeitar o espaço e os objetos dos outros, promovendo a construção do coletivo e o desenvolvimento de habilidades sociais importantes para a vida em sociedade.