Após escolas, pânico por ameaça de massacre chega aos alunos da PUC Minas

Mensagens estão circulando em grupos e, segundo estudantes, aulas chegaram a ser suspensas; universidade ainda não se posicionou.

No dia em que o governo de Minas anunciou uma série de medidas para levar mais segurança às escolas do Estado, diante da onda de ameaças de massacres dos últimos dias, o pânico chegou, nesta quarta-feira (12 de abril), aos estudantes universitários de Belo Horizonte. Após mensagens sobre um possível atentado na PUC Minas circularem nas redes sociais dos estudantes, muitos decidiram faltar e, segundo as postagens, aulas chegaram a ser canceladas. Procurada, a universidade disse que o funcionamento é normal e repudiou o compartilhamento de boatos. 

“Pessoal de arquitetura suspendeu aula hoje (quarta) por causa de uma possível ameaça de atentado. E a PUC minas? Silencio total. Eles esperam a m**** estourar pra fazer algo. Bizarro”, escreveu uma aluna no Twitter. “Minha mãe não deixou eu ir para a aula por causa das ameaças de massacre na PUC”, relatou outra publicação. “Sério quie está rolando ameaça de atentado na PUC? Vai ter aula ?”, indagou um universitário. 

A reportagem conversou com uma aluna da PUC do bairro Coração Eucarístico, na região Noroeste de Belo Horizonte, que explicou que as “ameaças” estão circulando nos grupos de alunos desde a noite de terça-feira (11). “Recebi no grupo do WhatsApp da minha turma. Uns amigos de períodos anteriores tiveram uma prova cancelada, devido a essa ameaça, e mandaram para a gente. Mas não sei se é verdade isso, pois falaram que é em todas as universidades”, contou uma jovem que pediu anonimato. 

Nas redes sociais, estão circulando fotos que mostram uma porta, que parece ser de um banheiro, com a ameaça: “Vamos matar todos dia 12. A revolução vai acontecer”. A mensagem ainda fazia uma referência ao Nazismo, que não será reproduzida pela reportagem.

O fato teria acontecido na PUC de Porto Alegre (RS), que, inclusive, chegou a divulgar uma nota afirmando que reforçou o ‘plano de segurança’. Nas redes sociais, alunos do local afirmam que a unidade está repleta de policiais nesta quarta. 

A reportagem de O TEMPO entrou em contato com a assessoria de imprensa da PUC Minas, que informou, por nota, que todas as atividades acadêmicas e administrativas estão funcionando normalmente, “sempre zelando pelo cuidado e segurança da comunidade acadêmica”.

“A Universidade reitera que não compactua com a disseminação de boatos e lamenta a onda de informações falsas relacionadas a instituições de ensino em todo o país”, finalizou. 

Fonte: https://www.otempo.com.br/cidades/apos-escolas-panico-por-ameaca-de-massacre-chega-aos-alunos-da-puc-minas-1.2848535