5 Atividades de Produção de Textos 4 ano (BNCC)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês 5 atividades prontas de Produção de Textos e Frases para trabalhar com alunos do 4 ano do ensino fundamental. Atividades prontas para imprimir e alinhadas à BNCC.

A produção de textos e frases é de grande importância no desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental. Nessa fase, os pequenos estão em pleno processo de alfabetização e aprendizado da língua portuguesa, e a produção de textos e frases auxilia nesse processo.

Ao produzirem textos e frases, as crianças exercitam a escrita e a leitura, além de ampliarem o vocabulário e a compreensão gramatical. É também uma oportunidade para trabalhar a criatividade e a expressão oral e escrita, desenvolvendo a capacidade de organização e estruturação de ideias.

Veja também: Atividades Produção de Textos 1 ao 5 ano (BNCC)

Além disso, a produção de textos e frases contribui para a formação de leitores críticos e reflexivos, que serão capazes de interpretar e compreender diferentes tipos de texto ao longo da vida.

Portanto, é fundamental que os professores incentivem e orientem os alunos na produção de textos e frases desde o 4º ano do Ensino Fundamental, de forma lúdica e estimulante, a fim de desenvolver suas habilidades linguísticas e prepará-los para um futuro de aprendizado constante.

5 Atividades de Produção de Textos 4 ano (BNCC

Habilidades BNCC: (EF15LP05), (EF35LP09), (EF04LP13), (EF35LP25, (EF04LP22).

Estas atividades fazem parte do KIT DE PRODUÇÃO DE TEXTOS E FRASES DO 1° AO 5° ANO (BNCC). São 150 páginas com atividades de produção de textos e frases para alunos do 1° AO 5° ANO.
Clique AQUI para conhecer o KIT COMPLETO.

  • (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
  • (EF35LP09) Organizar o texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e de acordo com as características do gênero textual.
  • (EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação de materiais e instruções/passos de jogo).
  • (EF35LP25) Criar narrativas ficcionais, com certa autonomia, utilizando detalhes descritivos, sequências de eventos e imagens apropriadas para sustentar o sentido do texto, e marcadores de tempo, espaço e de fala de personagens.
  • (EF04LP22) Planejar e produzir, com certa autonomia, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, considerando a situação comunicativa e o tema/ assunto/finalidade do texto.

Dicas de atividades de produção de textos

Aqui estão algumas dicas de atividades de produção de textos para crianças do 4º ano do ensino fundamental:

  1. Escrever uma história: Peça para as crianças escreverem uma história utilizando personagens e situações que eles gostem. Dê a elas a liberdade de criar a história como quiserem.
  2. Carta para um amigo: Peça para as crianças escreverem uma carta para um amigo ou parente contando sobre suas atividades diárias, seus hobbies ou qualquer coisa que elas gostem.
  3. Diário pessoal: Incentive as crianças a escreverem em um diário pessoal sobre suas experiências diárias, pensamentos e sentimentos. Isso pode ajudá-las a desenvolver suas habilidades de escrita e expressão.
  4. Descrição de um objeto: Peça para as crianças escolherem um objeto e descrevê-lo detalhadamente. Peça para elas usarem adjetivos e outras palavras descritivas para criar uma imagem clara do objeto na mente do leitor.
  5. Escrita criativa: Incentive as crianças a usar a imaginação e criar histórias, poesias, peças de teatro ou qualquer outro tipo de escrita criativa que elas desejem.
  6. Notícias da escola: Peça para as crianças escreverem um artigo sobre as atividades da escola, como excursões, eventos ou atividades em sala de aula.
  7. Comentário sobre um livro: Peça para as crianças escolherem um livro que elas tenham lido e escreverem um comentário sobre ele, incluindo o que gostaram e o que não gostaram.
  8. Fábula: Incentive as crianças a escreverem sua própria fábula, com uma moral no final, que ajude a transmitir uma mensagem importante para os leitores.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades de produção de texto para crianças do 4º ano do ensino fundamental. Você pode adaptar essas atividades de acordo com os interesses e habilidades das crianças em sua sala de aula.