Plano de Aula: Dia da Água (Educação Infantil)

Nesta postagem vamos compartilhar com vocês um Plano de Aula sobre o Dia da Água para trabalhar com alunos da Educação Infantil – Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)

O objetivo do plano é:

  • Conscientizar as crianças sobre a importância da água para a vida;
  • Estimular a criatividade e a expressão artística por meio de diferentes técnicas de arte;
  • Desenvolver habilidades motoras finas por meio de atividades manuais.

Confira outros Planos sobre este tema (AQUI)


Plano de Aula: Dia da Água (BNCC)

  • Confira outros Planos sobre este tema (AQUI)

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente no dia 22 de março e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a chamada Rio-92.

O objetivo principal desta data é conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação da água e da necessidade de buscar soluções para os problemas relacionados à sua escassez e à poluição dos recursos hídricos.

A água é um recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta e a sua escassez pode levar a consequências graves, como a fome, a sede, a desidratação, a propagação de doenças e a morte de animais e plantas.

Por isso, é fundamental que cada um de nós faça a sua parte na preservação da água, adotando hábitos sustentáveis como evitar o desperdício, utilizar a água de forma consciente, não poluir rios e lagos, entre outras ações.

Além disso, é importante que os governos invistam em políticas públicas que visem à conservação dos recursos hídricos e ao acesso à água potável para toda a população.

Vamos celebrar o Dia Mundial da Água refletindo sobre a importância deste recurso para a vida no planeta e agindo de forma responsável para preservá-lo para as gerações futuras.