Como elaborar planos de aula diários alinhados à BNCC

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC.

A elaboração de planos de aula diários é uma tarefa fundamental para o trabalho do professor. É por meio desses planos que o professor organiza o seu trabalho em sala de aula, define objetivos, seleciona conteúdos, escolhe metodologias e avalia o aprendizado dos alunos.

O que é a BNCC?

Antes de começarmos a falar sobre a elaboração de planos de aula, é importante entender o que é a BNCC. A Base Nacional Comum Curricular é um documento que estabelece as diretrizes para a educação básica no Brasil. Ela define as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A BNCC é dividida em dez áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ensino Religioso; Arte; Educação Física; Língua Portuguesa; Língua Inglesa; e Matemática.

Como elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC?

Para elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC, é preciso seguir algumas orientações. Vejamos algumas dicas:

  1. Conheça a BNCC

O primeiro passo para elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC é conhecer o documento. Leia com atenção as diretrizes para cada área do conhecimento e as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver em cada etapa da educação básica.

  1. Defina objetivos claros

O segundo passo é definir objetivos claros para cada aula. Os objetivos devem estar alinhados com as competências e habilidades previstas na BNCC e devem ser específicos e mensuráveis. Isso ajuda a garantir que os alunos desenvolvam as aprendizagens essenciais.

  1. Selecione conteúdos relevantes

O terceiro passo é selecionar conteúdos relevantes para cada aula. Os conteúdos devem estar alinhados com os objetivos definidos e com as competências e habilidades previstas na BNCC. É importante selecionar conteúdos que sejam significativos para os alunos e que estejam relacionados com a realidade deles.

  1. Escolha metodologias adequadas

O quarto passo é escolher metodologias adequadas para cada aula. As metodologias devem estar alinhadas com os objetivos e com os conteúdos selecionados. É importante escolher metodologias que estimulem a participação ativa dos alunos e que sejam adequadas para as diferentes áreas do conhecimento.

  1. Avalie o aprendizado dos alunos

O quinto passo é avaliar o aprendizado dos alunos. A avaliação deve estar alinhada com os objetivos e com as competências e habilidades previstas na BNCC. É importante avaliar tanto o conhecimento teórico quanto as habilidades práticas dos alunos.

  1. Integre as diferentes áreas do conhecimento

Para elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC, é importante integrar as diferentes áreas. Isso significa que o professor deve buscar relações entre as diferentes áreas do conhecimento e estabelecer conexões entre elas. Por exemplo, é possível abordar conceitos de matemática em uma aula de ciências, ou discutir questões sociais em uma aula de língua portuguesa.

  1. Utilize recursos didáticos diversificados

O uso de recursos didáticos diversificados ajuda a tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes para os alunos. É possível utilizar recursos como vídeos, jogos, músicas, imagens, entre outros. É importante escolher recursos que estejam relacionados com os objetivos e com os conteúdos da aula.

Conheça o KIT DE PLANEJAMENTOS BNCC

  1. Faça adaptações para atender a diversidade dos alunos

Os planos de aula diários devem ser elaborados levando em conta a diversidade dos alunos. É preciso fazer adaptações para atender as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos. Por exemplo, é possível utilizar diferentes estratégias de ensino para alunos com dificuldades de aprendizagem ou oferecer desafios adicionais para alunos mais avançados.

  1. Promova a participação ativa dos alunos

A participação ativa dos alunos é fundamental para o sucesso da aprendizagem. Por isso, é importante que os planos de aula diários incentivem a participação dos alunos por meio de atividades práticas, discussões em grupo, trabalhos em equipe, entre outras estratégias.

  1. Busque formação contínua

Para elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC, é fundamental que o professor esteja sempre buscando formação contínua. É importante participar de cursos, workshops, seminários e outras atividades que possam ajudar na atualização e aprimoramento do trabalho pedagógico.

Conclusão

Elaborar planos de aula diários que contemplem todas as áreas de conhecimento previstas na BNCC pode parecer um desafio, mas seguindo as dicas apresentadas neste artigo, é possível desenvolver aulas mais ricas e significativas para os alunos. É importante lembrar que os planos de aula devem estar alinhados com as diretrizes da BNCC e devem levar em conta a diversidade dos alunos e as diferentes formas de aprendizagem. O professor deve estar sempre buscando atualização e formação contínua para aprimorar o seu trabalho pedagógico e contribuir para o desenvolvimento dos seus alunos.