As dez competências gerais da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é uma ferramenta de planejamento para a educação básica no Brasil. Ela define as competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar, desde a educação infantil até o ensino médio. O objetivo da BNCC é garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes, independentemente do estado ou município onde vivem.

A BNCC se estrutura em dez competências gerais que são consideradas fundamentais para a formação integral dos estudantes. São elas:

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA PRONTOS alinhadas à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental – 100% editáveis. (Clicando Aqui).

  1. Pensamento crítico e reflexivo: habilidade de analisar informações e problemas de forma clara e objetiva.
  2. Comunicação: capacidade de se comunicar de forma clara e eficaz, utilizando diferentes meios e suportes.
  3. Formação ética e cidadã: compreensão dos valores e princípios que regem a sociedade, bem como a responsabilidade social e política.
  4. Aprendizagem autônoma: capacidade de buscar, selecionar e utilizar informações para aprender de forma independente.
  5. Trabalho colaborativo: habilidade de trabalhar em equipe e resolver problemas em conjunto.
  6. Resolução de problemas: capacidade de identificar, analisar e resolver problemas de forma criativa e eficaz.
  7. Criatividade: habilidade de produzir ideias e soluções inovadoras e originais.
  8. Meios digitais: capacidade de utilizar tecnologias da informação e comunicação para aprender, se comunicar e produzir.
  9. Consciência e expressão cultural: compreensão e valorização da diversidade cultural e capacidade de expressão artística.
  10. Ciência, tecnologia, engenharia e matemática: compreensão dos conceitos e aplicações dessas áreas para a vida cotidiana.

Essas competências gerais são a base para o desenvolvimento das habilidades específicas para cada área de conhecimento. Por exemplo, a competência de compreender e aplicar conhecimentos matemáticos permite aos estudantes compreender conceitos matemáticos, usar as ferramentas matemáticas de forma efetiva e aplicar conhecimentos matemáticos em situações do cotidiano.

O planejamento de ensino deve ser alinhado à BNCC para garantir que os estudantes desenvolvam as competências e habilidades necessárias para a vida. É importante que os professores conheçam bem as competências gerais da BNCC e as incluam em seus planos de aula de forma a alcançar os objetivos propostos. Além disso, a BNCC também permite aos professores planejar atividades e projetos interdisciplinares, o que enriquece o processo de ensino e aprendizagem.

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA PRONTOS alinhadas à BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental – 100% editáveis. (Clicando Aqui).