Principais elementos de um Plano de Aula

plano de aula pode ser elaborado de diversas formas, o que varia de instituição para instituição, ou até mesmo de professor para professor. Em geral, ele deve englobar alguns elementos básicos, que são: tema, objetivos, recursos didáticos, metodologia e avaliação.

Também existem outros aspectos que deixam o plano mais completo. De qualquer forma, prepare uma aula de acordo com a etapa de ensino em que você trabalha (Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Ensino Médio).

  1. Data e duração

    Antes de tudo, defina o dia da aula e em quanto tempo a proposta será executada.
  2. Tema

    Escolha uma temática para ser trabalhada. Ela precisa ser relevante e contribuir para a formação dos educandos.

    O tema é uma frase curta e simples, então use a criatividade. Ele pode ser escrito depois que você elaborar o seu plano de aula, pois assim você terá mais ideias sobre o assunto.
  3. Área do conhecimento

    Com alicerce na temática que você deseja discutir, pense nas áreas do conhecimento envolvidas e os componentes curriculares que serão abordados. Leia a BNCC para selecionar os melhores assuntos.
  4. Objetivos

    Delimite os objetivos da sua aula, ou seja, o que você espera que os alunos aprendam e o propósito desse momento.

    BNCC apresenta objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para a Educação Infantil e competências e habilidades para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
  5. Recursos didáticos

    São os materiais que serão utilizados na aula, que podem ser desde um giz, até um jogo. Essas ferramentas auxiliam o desenvolvimento da metodologia.
  6. Metodologia

    A metodologia é o resumo da aula, como se fosse um passo a passo de tudo que deve ser feito durante um certo período utilizando os recursos didáticos, com o propósito de alcançar os objetivos delimitados.
  7. Avaliação

    A avaliação é o que o professor espera de uma aula e é, também, um modo de mensurar o progresso de cada aluno. Em geral, ela é um processo contínuo e sem o objetivo de promoção ou classificação (o que define a avaliação na Educação Infantil).

Conheça os melhores PLANEJAMENTOS DE AULA alinhadas à BNCC para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio (Clicando Aqui)