Dicas para ensinar uma criança com autismo ler

Estas são 6 dicas úteis que eu uso para ajudar meu filho a aprender a ler.

1. Lista de palavras– Esta lista de palavras oferece palavras por nível de ensino que são usadas com mais frequência no vocabulário. Você pode fazer flashcards, jogar jogos e equipar seu filho com essas palavras. 

Veja algumas sugestões de FLASHCARDS (aqui)

2. Use a representação visual – Ao introduzir uma palavra, certifique-se de adicionar uma imagem dela. Por exemplo, se você estiver ensinando a palavra maçã, encontre imagens de uma no computador, desenhe uma ou compre uma. Isso fará um grande deleite após a sessão.

3. Estabeleça Metas Pequenas – Não apresse o processo; vai levar tempo. Você quer ensinar uma palavra por semana e, se não vir os resultados, continue na próxima semana com o mesmo objetivo. Além disso, depois que o objetivo for alcançado, construa sobre o último objetivo pequeno. Usando a maçã novamente, comece a introduzir as cores vermelho e/ou verde que são as cores principais das maçãs. Você começará a saber qual maçã é a favorita deles. 

4. Elogio – Todos nós adoramos elogios quando fazemos algo bem feito. Nossos pequenos gênios também amam. Lembro-me de quando o Caio (meu último aluno com autismo) começou a dizer algumas palavras, e nós pulamos, aplaudimos, cantamos ou o que quer que pensássemos em fazer para mostrar o quanto estávamos empolgados. O interessante era que ele dizia a palavra repetidamente, para que pudesse nos ver agindo como loucos.

5. Consistência – Ser consistente é muito importante para o seu processo de aprendizagem. Quando os pais são consistentes, você começará a ver as rotinas se desenvolvendo. Com crianças com TEA, ter rotinas pode ser bom e ruim. Mas, vamos focar no bem. Aumenta sua curiosidade de querer aprender todos os dias. Antes de dormir, você pode ter que ler o mesmo livro por meses. Você pode avaliar informalmente seu gênio lendo uma frase do livro e deixando uma palavra de fora apenas para verificar e ver se eles diriam isso. Isso é fantástico se o fizerem, mas lembre-se, isso levará tempo.

6. Nutrir e Amar – Para mim, essa é a dica mais importante. Por favor, faça tudo com amor. Durante a sessão, dê-lhes um beijo ou um abraço enquanto aprendem. Cante sua música favorita ou apenas dance com eles. Nutrir e amar são dois fatores que fariam qualquer um querer aprender mais.

7. BÔNUS: Atividades para Imprimir – Um recurso excelente e muito barato é o uso de atividades educativas adaptadas para crianças com autismo. Aplicando o material correto e levando as outras dicas junto você vai com toda certeza acelerar o desenvolvimento do seu pequeno.

Eu uso e recomendo este material (AQUI) – KIT AUTISMO. Um material que foi desenvolvido por especialistas da área. Engloba um material super lúdico e atualizado, promovendo assim um aprendizado divertido para as crianças.

+ de 650 páginas de conteúdo para auxiliar ou reforçar o aprendizado das crianças.

Clique Aqui para conhecer o KIT AUTISMO.