Qual o sentido da Páscoa para a criança?

A criança que começa a conhecer e compreender o mundo que a cerca precisa de respostas aos seus porquês. É papel dos pais e dos educadores dar sentido a todas as experiências que a criança vive. Se realizamos todos os anos uma festa que envolve um grande feriado e a troca de ovos de chocolate, é preciso dar à criança um sentido para ela.

Esta história se propõe a trazer para os pequenos o sentido da Páscoa. Ao longo da narrativa, vários símbolos são citados e se complementam com as ilustrações. No Guia do Educador, estes símbolos são explicados de forma adequada para comunicar à criança o sentido da data – tanto cristã quanto laica – sem deixar que se perca a sua verdadeira essência.

Caberá ao mediador de leitura, ao realizar a roda de leitura e promover reflexões após a contação da história, estar atento à linha de ensino da sua escola/família e estimular o diálogo aberto, com respeito à diversidade cultural sem imprimir à leitura as suas próprias crenças ou religiosidade.


A Origem da Páscoa

A Páscoa teve origem na cultura judaica. Após quatrocentos anos de cativeiro no Egito, o povo judeu celebrava a libertação com a festa chamada Pessach, que significa passar além, passagem.

Tempos depois, surge a Páscoa entre os cristãos. Após a morte e ressurreição de Jesus Cristo, passou-se a celebrar a nova aliança, símbolo da alegria e da esperança do renascimento.

No Brasil, a Páscoa é comemorada em cultos religiosos e também em manifestações populares. Devido a influência de culturas que reduzem os valores da Páscoa ao consumo de ovos e coelhinhos de chocolate, a devoção dos festejos diminui gradativamente.

Repensar com as crianças os valores desta data – e ressignificá-los diante do contexto da sociedade atual – é promover a mudança para uma nova vida, onde se pratique a cultura da paz, do amor e da solidariedade.


CONHECA O KIT PÁSCOA – Uma sequência de atividades educativas com a temática PÁSCOA com o objetivo de trabalhar:

– O real sentido da Páscoa;
– Símbolos da Páscoa e seus significados;
– Reconhecimento de palavras;
– Trabalhando as Vogais;
– Trabalhando sílabas;
– Trabalhando a memória;
– Reconhecimento de nomes próprios;
– Desenvolver a coordenação motora;
– Leitura de Textos e músicas;

e muito mais. (CLIQUE AQUI PARA CONHECER)


  • Leave a Comment