Como furar uma maçã com um canudo de papel? Professor ensina técnica, e vídeo viraliza; assista

Eduardo Sato, mestre em física, explica que o ar de dentro do canudo exerce uma pressão maior sobre a fruta e mantém a estrutura do tubo mais firme. Ele garante que o mesmo princípio pode ser usado para romper o plástico de ‘bubble teas’ sem ninguém se sujar.

Pode até parecer fake, mas não é: dá, sim, para perfurar uma maçã usando apenas um canudo de papel — desde que você cubra a entrada do tubo com o dedo (assista ao vídeo acima).

É o que mostra o mestre em física Eduardo Sato, em um vídeo postado nas redes sociais nesta quarta-feira (6). O divulgador científico do Instituto Princípia fez o experimento, explicou por que a técnica dá certo e superou a marca de 900 mil visualizações, somando o Twitter e o TikTok.

Ele conta como essa “mágica” pode acontecer:

“Quando você fecha a ponta do canudo, o ar fica preso dentro dele. Isso serve tanto para fazer pressão na maçã, quanto para manter a estrutura do canudo firme”, afirma.

“Uma analogia legal é tentar pensar em amassar uma garrafa de água cheia. Se ela estiver aberta, fica mais fácil. Com a tampa, o ar vai deixá-la mais rígida.”

De onde veio a ideia? Para que serve essa técnica?

“Recentemente, fui para uma loja que vende ‘bubble tea’ [mistura de chá com frutas, leite ou iogurte], e o copo veio selado com um plástico”, conta o professor. “Não estava conseguindo furar a película, aí o atendente me falou da técnica [de colocar o dedo na entrada do canudo]. Deu certo.”

Na hora, Sato lembrou que essa mesma experiência foi feita em um episódio de “O Mundo de Beakman”, programa divertido sobre ciência que era transmitido na TV Cultura na década de 1990. Decidiu, então, repeti-la.

“Já vi tanta gente tentando furar esse copo de chá e fazendo a maior sujeira… Gravei o vídeo pensando nisso. Mas confesso que não imaginava tanta repercussão.”