Dicas para melhorar a caligrafia das crianças

O hábito de fazer exercícios de caligrafia para crianças deve ir além do horário das aulas se forem desejados resultados bem-sucedidos. Aqui estão algumas dicas para melhorar a caligrafia dos pequenos:

  • Na caligrafia infantil é de vital importância cuidar da postura ao sentar-se, certifique-se de ter espaço suficiente para descansar os braços, principalmente a mão com a qual escreve. Vire o papel levemente para o lado oposto; esquerda se for destro, direita se for canhoto. Certifique-se de estar sentado corretamente, com os pés apoiados no chão e as costas apoiadas.
  • Além das mãos, a caligrafia infantil ajuda a exercitar o cérebro. Ensine-o a manter sua atenção na folha para que ele cuide para que todas as linhas sejam uniformes.
  • Seja um lápis de grafite ou uma lapiseira, a criança deve ser instruída sobre como segurá-lo. Da mesma forma, você deve escolher um que não cause desconforto, pois eles podem sentir dores musculares ao praticar por um período de tempo prolongado.
  • O uso de templates, como é feito com o método Palmer, é altamente recomendado. Os traços de linhas retas, ovais, linhas em ziguezague e letras repetidas em grupos são o melhor exercício para dar mobilidade ao pulso.
  • Para uma criança passar da letra impressa para a letra cursiva é um desafio, não a apresse, deixe-a completar seu processo. Que cada caligrafia sirva de distração, não de punição; aceite que leva um tempo razoável e aja como um guia se você perceber que leva mais tempo do que o normal. Se você pressioná-lo, ele não vai querer continuar aprendendo.
  • Use a criatividade para que fazer caligrafias não se torne uma atividade chata para a criança. Alterne com outras atividades, o uso de cores, leitura, etc.

Atividades de Caligrafia em PDF

Para facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar algumas apostilas com atividades de caligrafia em PDF para download.

Para ter acesso ao material, confira os link’s a seguir e baixe: