Novo piso salarial de professores estaduais começa a valer; veja tabela completa

O aumento foi sancionado em dezembro e representa reajuste 35%. Trabalhadores devem receber o valor retroativo no contracheque deste mês.

Está em vigor o novo piso salarial dos professores estaduais do Paraná. O aumento de 35% foi sancionado em dezembro e começou a valer com a publicação de decreto com a nova tabela salarial no Diário Oficial do Paraná na última sexta-feira (4).

Com o aumento, o piso para o professor que ingressa no sistema estadual subiu de R$ 2.888,18 para R$ 3.903,32. A medida atinge 66 mil professores.

A tabela divulgada nesta segunda-feira (7) traz os novos valores de acordo com cada nível do plano de carreiras, que começa no nível I – padrão 1 e vai, progressivamente, até o nível III – padrão 11.

Ao g1 Paraná, o diretor-geral da Secretaria de Educação e Esportes, Vinicius Neiva, esclareceu que portaria editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, também última sexta-feira, que reajusta o piso nacional dos professores da educação básica em 33% não impactará o Paraná. Isso porquê, segundo a secretaria, o ato federal apenas oficializa aumento já considerado pelo governo estadual na proposta de reajuste sancionada.

Ainda de acordo com a pasta, os professores receberão o retroativo desde 1º de janeiro de 2022 já no contracheque de fevereiro.