Por que os pais devem se desculpar com os filhos quando eles estão errados?

A maioria dos pais ensina seus filhos a se desculparem quando fazem algo errado, mentem ou se comportam de maneira desrespeitosa. Isso é bom. As crianças devem aprender a pedir perdão desde cedo, porque isso as ajuda a assumir a responsabilidade por seus comportamentos enquanto aprendem as chaves para interagir de forma assertiva com os outros. No entanto, nós, adultos, também cometemos erros e, muitas vezes, deixamos de pedir perdão aos filhos quando cometemos um erro.

Seja porque você considera que pedir perdão às crianças transmite uma imagem de fraqueza, seja porque não quer aceitar que também pode estar errado, a verdade é que geralmente pedimos desculpas às crianças menos do que deveríamos. Essas são algumas das razões pelas quais devemos começar a pedir perdão com mais frequência.

5 razões pelas quais devemos pedir desculpas às crianças

Pedir perdão aos filhos não é um sinal de fraqueza, pelo contrário, é um ato de coragem. Quando pedimos perdão, estamos reconhecendo nosso erro e assumindo responsabilidades, o que requer muita coragem e determinação. Sem dúvida, esta é uma grande lição para os pequenos em casa que estão aprendendo as regras de comportamento social e começando a desenvolver suas habilidades de comunicação.

1. Ensina-lhes que todos cometemos erros

Todos nós cometemos erros e estamos errados, quanto mais cedo as crianças aprenderem esta lição, melhor. Dessa forma, eles entenderão que os erros fazem parte da vida e poderão perdoar com mais facilidade, tanto os adultos quanto a si próprios. É o primeiro passo para que, mais tarde, possam perceber que os erros, tanto seus como dos outros, são uma oportunidade de aprendizagem que lhes permite melhorar e crescer como pessoas.

2. É uma boa maneira de ensiná-los a ser humildes.

Quando você pede perdão aos filhos, está dando a eles uma grande lição de humildade, um dos valores essenciais que eles devem aprender na vida. Assim, as crianças aprenderão que todas as pessoas são vulneráveis ​​e que ninguém é perfeito, o que nos coloca todos no mesmo nível, desde as pessoas aparentemente mais “importantes” até aquelas que podem ter o status social mais baixo. Além disso, você os estará ensinando a reconhecer que somos tão valiosos quanto todos os outros, nem mais, nem menos.

3. Fortalece a relação entre pai / mãe e filho

Reconhecer aos filhos que você não é perfeito não o deixará mais fraco aos olhos deles, muito pelo contrário. Mostrar-se vulnerável e imperfeito é a melhor forma de conquistar o coração e a confiança de seus filhos, fazendo-os ver que, embora tente dar o seu melhor, também está errado. Como resultado, é provável que as crianças se sintam mais próximas de você e desenvolvam confiança suficiente para lhe contar sobre seus erros e erros.

4. Ensina-os a assumir a responsabilidade pelos erros

Quando você pede desculpas às crianças por seus erros, você as está ensinando a assumir a responsabilidade por seus erros desde cedo. Sem dúvida, é uma excelente lição ensiná-los a aceitar que na vida muitas vezes podemos cometer erros e que, embora a sensação geralmente não seja agradável, é importante reconhecer nossos fracassos, principalmente quando há outras pessoas envolvidas. .

5. Melhore a comunicação com as crianças

Reconhecer que erramos não é fácil, às vezes é difícil encontrar as palavras certas e é muito fácil se deixar levar pela vergonha do momento. No entanto, quando reconhecemos às crianças que cometemos um erro e pedimos desculpas a elas, estamos promovendo uma comunicação mais aberta e honesta. Eles provavelmente vão acabar se sentindo muito mais confortáveis ​​quando chegar a hora de reconhecer seus erros antes de nós e estar mais dispostos a nos contar mais sobre eles.

Como pedir desculpas ao menor da casa?

Pedir perdão não é fácil, especialmente quando se trata de crianças. No entanto, existem algumas chaves que podem facilitar essa tarefa e ajudá-lo a conseguir o perdão para os pequeninos em casa.

1. Concentre-se no que você fez de errado

Ao pedir desculpas às crianças, tente ser o mais específico e concreto possível. Em vez de dizer “Me desculpe se eu te machuquei, não vai acontecer de novo” você pode elaborar: “Me desculpe, eu te machuquei quando gritei há pouco porque você não queria calçar os sapatos. Eu perdi os nervos porque estava com pressa, você me perdoa? ”. Desta forma, os mais pequenos podem se colocar no seu lugar e perdoá-lo com mais facilidade.

2. Não culpe as crianças por seus erros

Ao pedir desculpas aos filhos, evite culpá-los ou envergonhá-los por seus erros. Em vez de dizer frases como “Se você me ouvisse da primeira vez, não precisaria gritar com você”, pode dizer “Sinto muito por ter gritado com você, perdi a coragem, não vai acontecer de novo”. Culpar os filhos por seus erros mostra que você realmente não se arrepende e não assume responsabilidades. E as crianças vão notar.

3. Peça perdão com sinceridade

As crianças percebem a sinceridade nas palavras dos adultos e são capazes de distinguir entre um pedido de desculpas sincero e um falso. Portanto, quando você pedir perdão, certifique-se de estar realmente arrependido e de querer reparar seu comportamento. Afinal, um pedido de desculpas sincero é melhor do que uma centena de falsos perdões.

4. Não deixe as desculpas para depois

Se você cometeu um erro com crianças, não espere muito para se desculpar. Quanto mais cedo você se desculpar por seu erro, maior será a probabilidade de as crianças aceitarem suas desculpas. Além disso, é uma forma de deixá-los saber que você realmente lamenta e lamenta ter agido dessa forma. Se você não puder pedir perdão nessa hora, encontre um horário durante o dia para fazê-lo.

5. Dê sua palavra de que isso não acontecerá novamente

Muitas vezes, só um pedido de desculpas não é suficiente e é necessário acompanhá-lo com a promessa de que não cometerá o mesmo erro novamente. Assim, você não apenas admitirá seu erro, mas prometerá aos filhos que fará todo o possível para que ele não volte a acontecer. Claro, você só deve fazer promessas que possa cumprir. Se você não consegue cumprir o que promete, é melhor não dar sua palavra, pois os filhos podem perder a confiança que depositaram em você.