Ideias para trabalhar as Olimpíadas: Jogos e Brincadeiras

Neste artigo trago para vocês algumas Ideias de jogos e brincadeiras para trabalhar as Olimpíadas em casa ou com seus alunos.

Jogos e Brincadeiras que além de manterem as crianças ativas, pode ajudar a introduzir sobre os jogos olímpicos.

Veja também: Atividades Olimpíadas

Jogo do Arco

Um jogo que pode fazer em casa que trabalha destreza e a pontaria. 

Pague um pedaço de papelão e faça 5 anéis nas cores dos “anéis olímpicos”. No chão você fixa 5 rolos de papel higiênico. A ideia aqui é que as crianças se divirtam acertando o máximo de argolas.

Dica: Aqui vocês podem trabalhar manualidade com as crianças fazendo junto com elas e também as cores dos anéis olímpicos.


Jogo do Salto

Você pinta no chão a saída de onde os participantes devem pular, assim como alguns números que medem as diferentes distâncias. O participante que conseguir pular mais longe sem cair vencerá.


Jogo do Arremesso de peso

Um jogo muito divertido em que o vencedor será coroado como o mais ‘homem forte’. Encha os balões com areia tentando garantir que todos contenham a mesma quantidade, e os jogadores terão que jogá-los o mais longe que puderem. 

Importante acompanhar a brincadeira com as crianças para não machucar ninguém 😉


Jogo do Lançamento do dardo

O dardo será um canudo e os alvos serão placas de plástico coloridas. Colocaremos os pratos em linha atribuindo-lhes uma pontuação da mais alta à mais baixa, sendo a mais alta a do prato mais afastado. 

Os jogadores terão que esticar no prato para marcar pontos.


Salto de obstáculos com macarrão de sinuca

Uma ideia muito original com a qual as crianças podem fazer uma corrida de obstáculos no jardim ou no parque. 

Você vai precisar de palitos compridos para furar na grama onde vai juntar os churros da piscina, também prendendo-os em um semicírculo (não muito alto), colocando vários a uma distância segura para que as crianças tenham espaço para correr e pular com segurança. Só falta começar e que vença o mais rápido!


Corrida de revezamento

Um jogo que, além de manter seus participantes em forma. Isso os ensinará os valores do jogo em equipe, já que para vencer as corridas é necessária a colaboração de todos os membros. Escolha qualquer objeto como retransmissor e corra!


Circuito olímpico

Crie o seu próprio circuito combinando vários dos jogos anteriores: obstáculos, equilíbrio. Qualquer coisa que você possa pensar é bem-vinda!


Entrega de medalhas

Como poderia ser diferente, você tem que terminar o dia olímpico com uma verdadeira cerimônia de medalha. Coloque várias cadeiras formando um pódio para os vencedores de cada prova, você pode cobri-lo com uma folha e fazer cartazes com os números das diferentes posições.

Recomendamos também: Atividades Olimpíadas 2021