3 atividades para ensinar seu filho a escrever seu nome

O nome próprio é uma das primeiras palavras que as crianças aprendem a escrever. Sem dúvida, é um marco que entusiasma não só os pais , mas também os filhos, que vão adorar mostrar as competências que vão adquirindo aos poucos. No entanto, o que muitos pais não sabem é que aprender a escrever o nome também ajuda a reafirmar a identidade da criança, ao mesmo tempo que consolida seu autoconceito e autoestima.

Portanto, é importante ensinar as crianças a escreverem seus nomes desde cedo. Porém, se realmente queremos dar sentido a esse aprendizado, não basta ensiná-los a traçar as linhas no papel, é essencial escolher o momento mais adequado, envolvê-los no processo e utilizar um método que os motive.

Escolher o momento mais apropriado para ensinar seu filho a escrever o nome não só poupará horas de esforço e dedicação, mas também tornará o trabalho de seu filho muito mais fácil. Também evitará que a criança fique frustrada por não atingir seu propósito, o que não só seria contraproducente para seu aprendizado, mas poderia prejudicar sua autoestima e abrir um precedente negativo para o futuro.

Pensando nisso, nós selecionamos 3 atividades para ensinar seu filho a escrever seu nome, confira:

3 atividades para ensinar seu filho a escrever seu nome

Escolher o momento mais adequado para ensinar seu filho a escrever o nome é essencial, mas não é a única coisa que você deve levar em consideração. Também é importante escolher bem o método e as atividades que você usará para ensinar seu filho a escrever. O ideal é que essas atividades sejam curtas e adequadas à idade, que sejam divertidas e interessantes para eles. 

Aqui estão algumas ideias que você pode colocar em prática.

1. Use a escrita a dedo

Uma técnica muito eficaz para ensinar crianças a escrever seus nomes quando ainda não desenvolveram suas habilidades motoras finas é usar os dedos. Usar os dedos não só é muito mais fácil, mas também divertido, ao mesmo tempo que oferece a possibilidade de experimentar quantas vezes o pequeno precisar. Para isso você pode usar uma base com farinha, sal, areia ou qualquer outro material semelhante ou usar uma tinta colorida para escrever no papel. Em ambos os casos, a ideia é que a criança tente traçar as letras de seu nome com os dedos. 

2. Use atividades com letras pontilhadas

Outra atividade muito simples e útil para o pequeno aprender a escrever seu nome é usar um padrão de letras pontilhadas que facilita seu trabalho. Basicamente, é um modelo em que o nome é escrito com letras compostas por pontos que servirão de guia para a criança. O objetivo é que a criança junte os pontos até que cada letra seja preenchida. Ideal para crianças que ainda não desenvolveram bem a coordenação motora fina, é um excelente exercício para se familiarizarem com a escrita. 

Outra alternativa é pré-desenhar as letras com um marcador que servirá de guia para a criança repetir a linha com um lápis.

Veja algumas sugestões aqui:

3. Aposte na técnica de cópia

Se há algo que as crianças que estão aprendendo a escrever gostam é de copiar modelos. Não é apenas um exercício divertido, mas testa suas habilidades ao mesmo tempo em que torna seu trabalho mais fácil e aumenta sua segurança. Para fazer isso, escreva o nome deles em um pedaço de papel tentando fazer as letras grandes e fazer a linha parecer o melhor possível. Em seguida, peça ao seu filho para copiar as cartas do modelo. O ideal é que eles tenham espaço suficiente para tentar quantas vezes forem necessárias, embora você também possa fornecer uma borracha para corrigir as linhas. Depois de definir os traços das letras do seu nome, você estará pronto para escrevê-lo sozinho.

Por fim, lembre-se de que nem todas as crianças aprendem da mesma maneira ou com a mesma facilidade. Esses métodos podem não funcionar para algumas crianças ou ter uma taxa de aprendizagem mais lenta. Nestes casos, o ideal é que você adapte o processo de aprendizagem ao ritmo deles e não exija muito deles, pois pode ser contraproducente.

4. BÔNUS: ATIVIDADES PARA ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Se você esta procurando por formas de estimular o aprendizado do seu filho você esta no lugar certo!

O site KIT SÓ ESCOLA lançou um material que tem o objetivo de ajudar crianças em seu aprendizado escolar com mais de 750 atividades lúdicas, educativas e atualizadas.

Um material completo que atende crianças de 2 até 8 anos de idade e trabalha a autoestima, cognitivo, consciência fonológica, leitura e escrita e muito mais.

  • Alfabeto;
  • Vogais;
  • Consoantes;
  • Formação de Palavras;
  • Sílabas;
  • Pontilhados;
  • Emoções;
  • Coordenação Motora;
  • Cores;
  • Clima;
  • Formas;
  • Animais
  • Emoções, e muito outros assuntos fazem parte deste material.

Veja a seguir um vídeo sobre este KIT DE ATIVIDADES:

O que achou? Realmente é um material completo que pode colaborar e muito com a alfabetização do seu filho.

Para ver amostras deste material ou adquirir basta acessar os links a seguir: