Figuras Geométricas explicadas para crianças

O que são figuras geométricas e como são classificadas? As formas geométricas são uma das primeiras lições que as crianças aprendem nas aulas de geometria. Além de lançar a base para aprofundar ainda mais essa área, também permite identificar mais facilmente as formas que os cercam no dia a dia, bem como fazer estimativas sobre um espaço, distância ou volume com mais facilidade. Além disso, é um excelente exercício para desenvolver sua percepção espacial, enquanto treina raciocínio lógico e habilidades analíticas.

A partir dos 5 ou 6 anos, as crianças já estão preparadas para entender o que são as figuras geométricas e aprender a identificar as diferentes formas básicas, embora você possa começar a familiarizá-las com a geometria por meio de desenhos mais cedo. No Estágio Infantil explicamos em que consistem as figuras geométricas e quais são as formas básicas para que você possa ensinar as crianças com mais facilidade, ao mesmo tempo que oferecemos algumas atividades didáticas que vão facilitar o seu trabalho.

O que são figuras geométricas?

Basicamente, as figuras geométricas são espaços delimitados por pontos, linhas ou superfícies. Em outras palavras, eles são porções do plano ou espaço limitados por uma espécie de “bordas”. As figuras geométricas mais básicas são o ponto e a linha, mas também existem muitas outras formas que ganham vida ao fechar uma linha, sejam curvas no caso do círculo e da circunferência, ou retas no caso dos polígonos.

Como as figuras geométricas são classificadas?

Existem várias classificações de figuras geométricas, mas a mais comum é baseada em suas dimensões. De acordo com esta classificação, existem cinco tipos principais de figuras geométricas:

  • Figura adimensional. Basicamente, refere-se a uma figura sem dimensão. Esta categoria inclui o ponto, a unidade mínima e indivisível na geometria. É interessante notar que, embora o ponto seja adimensional, ele pode ser localizado no espaço por meio de suas coordenadas.
  • Figura linear. São figuras que possuem apenas uma dimensão. Esses tipos de figuras incluem a linha e a curva, que nada mais são do que uma linha formada por uma sucessão de pontos no espaço.
  • Figura plana. As figuras planas têm duas dimensões, largura e comprimento. Esta categoria inclui basicamente polígonos como o triângulo e o quadrilátero e cones como a circunferência, que são compostos por vários pontos e linhas.
  • Figura volumétrica. Este tipo de figura inclui formas com três dimensões: altura, largura e profundidade. Ao contrário das figuras planas que delimitam um espaço físico em um plano, as figuras volumétricas limitam um certo volume no espaço. Dentro desta categoria estão incluídos a esfera e o cilindro, por exemplo.
  • Figura N-dimensional. Este grupo inclui todas as formas geométricas que possuem mais de três dimensões . São formas muito mais complexas que delimitam um determinado volume no espaço e que são compostas por infinitos pontos e linhas.

Quais são as principais figuras geométricas? Suas características

As figuras lineares e planas são as primeiras que as crianças conhecem, pois, além de muito mais simples, fornecem a base para o aprendizado posterior de formas geométricas mais complexas. Essas formas básicas incluem linha, círculo, quadrado, retângulo, triângulo, elipse e losango.

  • Linha. A linha nada mais é do que uma sucessão de vários pontos no espaço. Existem dois tipos principais, a linha reta em que os pontos que a compõem vão na mesma direção e a linha curva em que os pontos mudam de direção.
  • Círculo. É uma das principais figuras geométricas planas. Basicamente, descreve o plano delimitado por uma circunferência, que nada mais é do que uma linha curva plana e fechada em que todos os pontos estão equidistantes do centro.
  • Triângulo. O triângulo é um polígono com três lados, cujos lados e ângulos podem ser iguais como no caso do triângulo equilátero ou desiguais, como por exemplo nos triângulos escalenos. Também pode ser o caso de ter dois lados e ângulos iguais e um desigual, como no triângulo isósceles.
  • Quadrado. Um quadrado é um tipo de polígono de quatro lados. Sua principal diferença é que todos os seus lados e ângulos são iguais. Desta forma, os valores de largura e comprimento coincidem no quadrado.
  • Retângulo. Este é outro tipo de polígono de quatro lados, em que todos os ângulos são iguais. Porém, ao contrário do quadrado, apenas os lados paralelos são iguais, ou seja, apenas os lados pares são iguais.
  • Diamante. É outra variedade de polígono com quatro lados, nos quais seus lados paralelos são iguais. Ao contrário do retângulo, o losango não tem todos os quatro ângulos iguais, mas apenas opostos.

Formas Geométricas Planas “Básicas”