Atividades de Consciência Fonológica

O site Corujinha Abc, (nosso parceiro) acaba de lançar um super kit de atividades para trabalhar todas as habilidades da Consciência Fonológica.

O KIT CORUJINHA FONOLÕGICA contém Atividades Educativas, lúdicas e atualizadas de consciência fonológica, pensadas exclusivamente nos pequenos. 

Índice

Exemplos de Atividades de Consciência Fonológica

São mais de 500 atividades em WORD e PDF que trabalham todos os níveis da consciência fonológica, sendo eles:

  • Apostila Noção de palavras (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);
  • Apostila Noção de rima (capacidade de identificar rimas);
  • Apostila Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);
  • Apostila Consciência Silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);
  • Apostila Consciência Fonêmica (Capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra);

E NÃO É SÓ ISSO…

HOJE! Você terá a oportunidade única de adquirir todo o conteúdo do KIT CORUJINHA FONOLÓGICA com um SUPER DESCONTO e um super BÔNUS EXCLUSIVO

  • O JOGO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: São mais de 40 fichas com atividades para trabalhar letras, sílabas e palavras.

São centenas de atividades educativas, objetivas, lúdicas e atualizadas.

  • Todo o material é enviado no seu e-mail.
  • Você imprime no seu tempo e como preferir.
  • E realiza as atividades com os pequenos.

Muito prático né? O seu pequeno merece esse investimento!

Não perca essa oportunidade exclusiva e clique agora mesmo no botão abaixo e garanta o seu!

O que é Consciência Fonológica?

Consciência Fonológica é o conhecimento que cada um de nós tem sobre os sons da língua materna, ou seja, é uma competência que permite identificar, manipular e refletir sobre os sons da fala. Por outras palavras, é a capacidade de perceber que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, e as sílabas por fonemas (sons).

A marca dos três anos de idade representa um ponto importante no desenvolvimento da linguagem. É até esta idade que as crianças desenvolvem a capacidade de discriminação auditiva, ou seja, é a capacidade de distinguir os diferentes sons do ambiente e da fala. É a partir dessa idade que as crianças começam a ser capaz de fazer jogos de rimas, de produzir palavras novas ou inventadas, de dividir e de juntar sílabas. As crianças começam então a aceder à capacidade de consciência fonológica ou consciência dos sons da fala.

consciência fonológica é uma capacidade metalinguística, que se refere à consciência de que a linguagem falada pode ser dividida em várias unidades, ou seja, a frase pode ser dividida em palavras, as palavras em sílabas e as sílabas em fonemas. A criança será ainda capaz de identificar que essas mesmas unidades se podem repetir em diferentes palavras.

A consciência fonológica envolve a capacidade de identificação, de manipulação, de combinação, de isolamento e segmentação os segmentos fonológicos da língua.

Antes que as crianças possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, devem entender que aqueles sons se associam às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Para aqueles que já sabem ler e escrever, esta compreensão parece básica, quase automática. Pesquisas fidedignas revelam que a noção de linguagem falada é composta de sequências desses pequenos sons, e não surge de forma natural ou fácil nos seres humanos.

A consciência fonológica divide-se em dois níveis muito complexos: a consciência silábica e a consciência fonémica, sendo esta a ordem de trabalho durante a aquisição da leitura e escrita.

As etapas de aquisição da consciência fonologia dependem das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo da criança, e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita.

Com nosso material você pode trabalhar todas as habilidades da Consciência Fonológica.

Clique agora mesmo no botão abaixo e garanta o seu!
O pagamento é ÚNICO e você receberá o acesso ao conteúdo de forma vitalícia.

  • Leave a Comment