Por que a empatia é essencial para a vida

Empatia é a base da Inteligência Emocional e é essencial para as pessoas se darem bem do fundo de nossos corações. É uma característica muito mais importante do que você pode imaginar e por isso é tão necessário trabalhá-la para transmiti-la aos nossos filhos.

Empatia

É a capacidade de compreender as emoções dos outros como se fossem suas. Isso não significa que você deva compartilhar essas mesmas emoções, mas significa ser capaz de senti-las no fundo do seu coração. Você também não precisa concordar com as emoções das outras pessoas, mas precisa entender por que elas sentem o que sentem.

A empatia é alcançada por meio de escuta ativa, compreensão e apoio emocional. Pode ser ouvido com o coração sem concordar com a outra pessoa. Assertividade anda de mãos dadas com empatia.

A perspectiva é tomada tanto emocional quanto cognitivamente em relação à pessoa e seu estado emocional. Você é capaz de dizer o que pensa sem incomodar ou ofender o outro, sempre encontrando palavras de respeito pelos outros e por si mesmo.

Partes essenciais da empatia

Mesmo que você nunca tenha sido uma pessoa empática por falta de conhecimento, agora você será capaz de entender os outros corretamente e também saberá o que precisa ser. Seus componentes mais importantes são:

  • Escuta cativa. Saber ouvir é fundamental. Preste atenção genuína a tudo que o outro está dizendo a você com palavras e ao que está dizendo sem elas. Os gestos, o humor … tudo tem a ver com isso. Tudo é importante. Olhe para o rosto deles, acene com a cabeça e reflita suas expressões. Mostre interesse no que ele diz fazendo perguntas sobre o que ele explica.
  • Dicas não verbais. O que ele diz sem palavras é muito importante. Os gestos, as suas expressões, o tom da sua voz, o tempo de resposta … tudo é muito importante e deves prestar atenção a isso.
  • Compreensão. Mostre compreensão dizendo frases como “Eu entendo o que você quer dizer” ou “Você deve ter se divertido muito”. Nunca invalide suas emoções, aceite e valorize seus sentimentos e seja grato por estarem compartilhando uma parte de seu interior com você.
  • Ajuda emocional. Dê o seu apoio, mas não o imponha. Pergunte se eles querem essa ajuda e se a rejeitarem, não a imponha. Sempre pergunte se eles querem algum tipo de ajuda, às vezes eles só precisam falar e ser ouvidos e compreendidos para se sentirem melhor.

Benefícios da empatia

A empatia só traz benefícios para quem é capaz de praticá-la, por exemplo:

  • Você gosta de relacionamentos sociais mais profundos e verdadeiros
  • Se sente melhor
  • Melhorar a resolução de conflitos
  • Você ajuda os outros
  • Você se torna mais atraente e carismático
  • Os outros vão respeitar você por quem você é
  • Seus dons de liderança, negociação e colaboração aumentarão

Cultive sua empatia

Se você praticar a empatia, você se sentirá melhor e seu mundo ficará mais rico. Incorpore tudo isso em seus relacionamentos pessoais e você começará a notar todos os benefícios da empatia:

  • Pergunte e mostre interesse genuíno. Pergunte coisas como: como vai você? Como vai o trabalho?
  • Sempre pesquise além das palavras. As pessoas não são apenas palavras, são também histórias, medos, inseguranças, lutas …
  • Escolha uma pessoa. Escolha uma pessoa e veja o que ela diz e como o diz. Veja também o que ele faz. Você pode fazer isso em uma lanchonete ou em um local lotado. Tente sentir o que eles sentem, mesmo sem falar com aquela pessoa. Você ficará surpreso.

Você já percebeu como a empatia é tão importante para sua vida e a de seus filhos? Ter uma boa Inteligência Emocional é fundamental, junto com a assertividade. Trabalhe a Inteligência Emocional como uma família e você poderá ver seus frutos no presente e no futuro de seus filhos (e nos seus também!).