5 dicas para deixar seu filho mais inteligente

Crie uma criança inteligente com estas 5 dicas fáceis – Todos os pais sonham que seus filhos sejam felizes, mas também que sejam inteligentes … em todos os níveis. A inteligência não deve ser focada apenas em um nível cognitivo, mas também em um nível emocional. A inteligência abrange muitas facetas da vida e é necessário que os pais proporcionem um estímulo adequado aos seus filhos para que alcancem todo o seu potencial.

Você pode já estar fazendo tudo que acha que pode ou deve fazer para que seu filho possa aprender as habilidades e ferramentas da vida para funcionar bem nela. Desta forma, poder ter sucesso ou pelo menos ser uma pessoa feliz em uma sociedade tão caótica. Em qualquer caso, existem algumas dicas simples que temos certeza de que você também poderá aplicar a partir de agora.

Da mesma forma, você também estará promovendo a independência do seu filho, sua inteligência em todos os níveis e, claro … seu bem-estar! O bem-estar e o equilíbrio emocional são essenciais para uma pessoa se sentir feliz e motivada e assim alcançar o sucesso. É algo que deve ser cultivado desde muito cedo.

5 dicas para deixar seu filho mais inteligente

Embora a lista possa ser interminável (alimentação balanceada, exercícios, disciplina positiva, bons hábitos …), existem pequenas coisas que você pode fazer agora para que seu filho aumente a inteligência de uma forma incrível. Não perca detalhes!

1. Limite o tempo de uso

Quando falamos em limitar o tempo de tela, não nos referimos apenas à televisão. Hoje, as crianças têm muitas telas ao seu alcance: celulares, tablets, etc. As telas “entorpecem” sua mente quando são pequenas e, portanto, quanto menos tempo você passar na frente delas, melhor.

Você tem que ser consistente com a sociedade em que vivemos, e é normal que você coloque suas telas de vez em quando, mas você precisará limitar a exposição diária  e o conteúdo que está diante de seus olhos.

Crianças que ficam na frente das telas por muito tempo têm um grande atraso na linguagem em comparação com aquelas crianças que não a veem e encontram estímulo contínuo em seus pais ou em atividades lúdicas.

2. Que haja música em sua vida!

As crianças que gostam de música ou tocam um instrumento desde tenra idade terão mais habilidades verbais do que as crianças que não gostam. Além disso, a música melhora suas habilidades de memória.

3. Deixe de lado a vida sedentária

O exercício é essencial para melhorar o desempenho intelectual de qualquer pessoa e das crianças também! Isso ajuda a mente a ser oxigenada e o corpo a ser mais ativo.

Por exemplo, o ideal é que os mais pequenos pratiquem 40 minutos diários de exercícios (aeróbicos). Sua memória e desempenho acadêmico vão melhorar sem você perceber, o exercício que você faz deve gostar!

4. Não diga que ele é inteligente

Mesmo que você queira fazer, é melhor que você reserve. Se você elogiar seu filho dizendo que ele é inteligente ou que você quer que ele seja, estará gerando exceções em relação a ele mesmo que podem estressá-lo e até mesmo causar ansiedade. Você pode ter medo do fracasso e evitar tentar porque pensa que “não precisa disso porque é inteligente”.

Não importa quais sejam os resultados do seu teste quando você crescer, o que importa é que você se esforçou para aprender. Se você fizer isso, as notas boas virão sozinhas … mas o que realmente vai ser louvável é o esforço e não as notas!

Nesse sentido, o que não pode faltar na educação de uma criança desde tenra idade é trabalhar o código mental construtivo .m que enfoca o esforço e o processo e não os resultados. E se algo der errado, aprenda com os erros e tente novamente.

5. Cultive a educação emocional

Empatia, assertividade, resiliência …  São a base do sucesso na vida de qualquer pessoa. As crianças não nascem aprendidas com tudo isso tão importante e é fundamental que esses aspectos sejam trabalhados em casa. Além disso, as emoções são essenciais na vida. Da compreensão deles em nós mesmos como nos outros. Que haja educação emocional na vida de seus filhos!