Propostas Pedagógicas de Celéstin Freinet

Propostas Pedagógicas de Celéstin Freinet: Educador francês, desenvolveu uma metodologia pedagógica com aulas em estilo passeio, assim como, o jornal de classe.

A escola tornou-se moderna, mas ao mesmo tempo, democrática, também chamada de escola popular. As aulas passeio, seriam os estudos de campo.

Além disso, os cantinhos pedagógicos nas escolas ganharam vida. Também, o ambiente escolar tornou-se um local de troca de conhecimentos e interações entre as pessoas.

Permeado pelos caminhos da Escola Nova, também não era muito a favor do ensino tradicionalista. A educação não era centrada no professor, mas sim nos alunos.

Sua proposta era de uma educação ativa em torno do próprio aluno!

Ele tinha uma visão marxista sobre o ensino e aprendizado. Todo o aprendizado deve ter uma certa compreensão dos envolvidos no processo, assim como, o trabalho. Tem como objetivo criar uma ‘escola do povo’.

Coube à Freinet, a criação dessa Pedagogia do Trabalho. A prática pedagógica, ou seja, o fazer docente em sala de aula (prática escolar), é permeado por atividades que orientam para o objetivo de formar cidadãos aptos à trabalhar de forma livre e criativa.

Freinet defende a ideia de que o professor é um estimulador do conhecimento, e que tudo o que a criança aprende em sala de aula, tem forte influência em suas experiências de vida.

Desse modo, a criança vai interagir melhor com seu professor e seus colegas. O professor assim vai exercer uma pedagogia mais organizada.

Através de toda essa organização pedagógica, o professor é visto como um colaborador do processo de aprendizagem da criança.

Colaborando então, em sala de aula, o professor conseguiria fazer com que o processo de evolução da aprendizagem da criança seria algo de sucesso para ambos os envolvidos.

O professor deve ajudar os alunos a superarem seus erros!

A afetividade entre professor e aluno é um agente colaborarador de todo esse processo educativo.

Além de tudo isso, Freinet ainda propôs uma Pedagogia do Bom Senso. Nessa sua proposta, o que prevalece é o diálogo entre o que se faz (ação) e o que se pensa. Existe uma relação dialética entre teoria e prática.

Todo o conhecimento pedagógico resultante nas ações em sala de aula, envolvem conhecimentos da Psicologia e Pedagogia.

Várias técnicas de ensino foram elaboradas por Freinet, cujo objetivo era a liberdade de expressão por meio da cooperação. O objetivo principal era criar uma nova educação.

As aulas-passeio, como mencionado anteriormente, tinham o objetivo de observar como era o comportamento dos alunos ao ar livre.

Outra questão pautada pela sua criatividade, foi a imprensa na escola, criada a fim de eliminar a distância entre o professor e os alunos e trazer uma novidade, como estudar fora do ambiente escolar.

Com uma pedagogia fundamentada na comunicação, cooperação, documentação, também sobre o livro da vida e a afetividade!

Freinet destacou-se também pela criação da Escola Moderna. As correspondências entre as escolas ganharam vida com o intuito de compreender mais os alunos ali envolvidos.

Os chamados jornais de classe, podiam ser impressos, orais ou até em forma de mural. O texto livre, composto pelas ideias dos alunos, assim como as suas experiências geradas do ambiente externo.

A escola era vista como uma extensão da família!

Os alunos deveriam buscar o seu próprio conhecimento. Para isso, geralmente eles buscavam as bibliotecas presentes nas escolas. Também precisavam, eles mesmos, corrigir os exercícios de Matemática e de outras disciplinas.

A escola proporciona a criação de hipóteses por meio do tratamento experimental.