O piano, um instrumento musical para crianças


A idade ideal para uma criança começar a aprender a tocar um instrumento musical é a partir dos 5 anos. A aprendizagem nunca deve ser imposta pelos pais, pois o livre arbítrio da criança permitirá que ela desenvolva melhor seus hobbies. A música é um elemento fundamental na primeira etapa do sistema educacional. As crianças são muito receptivas à música e isso é muito benéfico para o seu desenvolvimento.

O piano, um instrumento musical para crianças

É um instrumento de cordas que se toca pressionando as teclas com as mãos e os pedais com os pés. Possui 3 pedais, 88 teclas e mais de 200 cordas: quando uma tecla é pressionada, pequenos martelos batem nas cordas e as fazem soar.

Por muitos anos, alguns músicos tentaram inventar um instrumento de cordas que não fosse tocado “beliscando” as cordas com os dedos, mas por um dispositivo que batia nas cordas. Depois de muitas tentativas, o piano foi inventado.

Kit Alfabetização Só Escola

O primeiro piano foi construído por Bartolomeo Cristófori em 1695 e chamou-o “forte-piano” (que, em italiano, significa “forte-suave”) devido aos sons fortes e suaves que produz. Com o tempo, foi simplesmente chamado de “piano”. Mas antes que o piano existisse, havia outros instrumentos semelhantes, como a cítara, o cravo, a dulcimer ou o harpiscord.

Como é um piano

O piano de cauda é muito grande, tem cordas muito longas colocadas horizontalmente; o piano vertical possui cordas mais curtas, em posição vertical e com menor ressonância; o piano digital não possui cordas: um computador produz os sons das notas. As partes mais importantes do piano são:

  • O teclado, formado por teclas pretas e brancas que, ao serem pressionadas, acionam os martelos. No piano, as teclas agudas são normalmente tocadas com a mão direita e as teclas do baixo com a esquerda.
  • As cordas produzem os sons. Cada tecla tem várias cordas: as teclas graves normalmente têm duas cordas, enquanto as teclas agudas geralmente têm três.
  • Os pedais são baixos no piano, próximos ao chão, e são pisados ​​com os pés. Os pianos geralmente têm três pedais. Ao pisar nos pedais, o pianista torna o som mais suave, mais alto, mais longo …
  • A caixa são os móveis de madeira que vemos do lado de fora. Se a madeira for boa, a qualidade do som é melhor.
  • A moldura é como “o esqueleto” do piano. As cordas, muito esticadas, estão amarradas a ele. É de ferro porque, se fosse de madeira, as cordas quebrariam.
  • A tampa protege o instrumento e também serve para direcionar o som. Se for aberto ao público, o público receberá a onda sonora diretamente.
  • A estante de partitura é uma ripa de madeira que serve para apoiar as partituras. Assim, os pianistas podem ler as notas.
  • A mesa harmônica faz o som das cordas espalharem-se pelos móveis.
  • As cordas são afinadas no pegbox. Afinar um piano é muito difícil e só pode ser feito por um especialista.


  • Deixe um Comentário