Dicas para estimular a fala em seu bebê

Os bebés começam a dizer as primeiras palavras entre os 11 e os 14 meses, embora nem sempre seja assim, pois cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e pode começar a falar mais cedo ou mais tarde e que está tudo bem no seu desenvolvimento . Como pai, é normal que você queira ouvir as primeiras palavras. Para fazer isso, queremos explicar o que você deve fazer para ajudar seu filho a falar em breve.

Como seu bebê vai aprender a falar

Para aprender a falar, o cérebro do bebê deve combinar objetos com seus nomes. A língua e os lábios da criança devem ter destreza para formar palavras produzindo certos sons. Alguns bebês começam a falar antes do primeiro aniversário, mas outros acham mais difícil controlar a linguagem e os movimentos dos lábios, da língua e da mandíbula, embora possam entender completamente o que está sendo dito.

O bebê começará a experimentar ruídos com alguns meses de idade, com sons simples como “oooh” e “aaah” que se repetem. Quando ele tem cerca de três meses de idade, ele começa a balbuciar uma mistura de sons repetidos, por exemplo, ‘cocô’ ou ‘gaga’. Ele pode até murmurar ‘ma ma’ ou ‘pa pa’, embora ele não esteja se referindo a ‘mamãe’ ou ‘papai’ ainda, ele está apenas experimentando sons.

Por volta dos nove meses, ele começará a balbuciar de forma mais complexa. Embora provavelmente ainda não use nenhuma palavra, você terá dominado o ritmo e o tom da fala real. Depois de dizer sua primeira palavra, seu vocabulário pode aumentar rapidamente. Por volta dos 18-24 meses, ele até levanta a voz no final das palavras para indicar uma pergunta.

Ensine o bebê a falar cedo

Quando você falou pela primeira vez com seu bebê, você já o estava ensinando a falar.  Mas se você quiser ajudá-lo a falar um pouco mais cedo, siga estas dicas:

Comunique logo

Antes de seu bebê começar a falar, ele começará a se comunicar com você. Eles podem levantar os braços para você apoiá-los, balançar a cabeça para dizer não ou apontar para algo que desejam que você os aproxime. Reconheça e responda a esta comunicação desde o início para motivar seu filho e aumentar suas habilidades de comunicação. Ser compreendido será sua principal motivação para aprender novas formas de comunicação.

Fala muito

Os bebês aprendem ouvindo, então converse com seu bebê sempre e suas habilidades com o idioma irão melhorar. Conte ao seu bebê tudo que você faz diariamente. Quanto mais palavras você ouve, mais palavras você entende. Aponte coisas de interesse durante uma caminhada, por exemplo. Quanto mais você fala com seu bebê, mais palavras ele será exposto. Fale diretamente com o seu bebê, mesmo que ele não responda, fale.

Leia ele!

Ler é a maneira perfeita de ajudar seu filho a aprender habilidades linguísticas e desenvolver seu vocabulário. Ler para o seu bebê desde o nascimento é uma ótima maneira de adquirir esse hábito. Seu recém-nascido não vai entender o que você está dizendo, mas será confortado por sua voz. Conforme ele cresce, ele começa a entender histórias e aumentar seu vocabulário ouvindo você ler.

Dicas para estimular a fala em seu bebê

Cante para ele

Cantar cantigas infantis e cantigas infantis para o seu bebê é benéfico para o desenvolvimento da linguagem. Ele vai adorar o som da sua voz (não importa o quão ruim você possa cantar!). E você vai gostar de repetir qualquer ação que acompanhe a música.  Seu bebê pode imitar seus gestos e até tentar fazer sons que se assemelhem à música.

Balbuciar com o seu pequeno

Quando seu bebê estiver balbuciando, fale com ele! Repita os sons e o ritmo de seus ruídos e participe de um jogo de imitação. Seu bebê vai adorar ter toda a sua atenção, brincar e imitar você. Apresente novos sons para seu filho também imitar, como sopro ou zumbido.

Sempre escute ele

Quando seu bebê tentar se comunicar com você, dê-lhe toda a atenção e deixe claro que você está ouvindo. Isso não apenas o ajudará a desenvolver a confiança necessária para aprender a falar, mas também o ensinará a ser um bom ouvinte.

Falando voltas

A conversa é uma questão de revezamento, então envolva seu filho em jogos baseados em turnos, como esconde-esconde desde tenra idade. Dessa forma, você começará a entender que uma boa comunicação é bidirecional.

Coisas para evitar

Existem algumas coisas a evitar ao encorajar os bebês a falar:

  • Ruído de fundo – os bebês se distraem facilmente. Desligue a televisão e o rádio e deixe seu bebê se concentrar no que você está dizendo.
  • Limite o tempo de tela: os especialistas argumentam que crianças menores de dois anos não deveriam assistir TV. A pesquisa descobriu que assistir televisão pode ter um efeito prejudicial no desenvolvimento da linguagem.
  • Correção excessiva: à medida que seu bebê aprende novas palavras, é provável que cometa alguns erros. Com o tempo, ao ouvir você e outras pessoas falarem, ele aprenderá a diferenciar as palavras de suas formas. Por enquanto, não o corrija com muita frequência, pois pode ser desmotivador.