Professor e ex-catador de latinhas cria computador com apenas R$ 22

Com apenas R$ 22, professor que catava latinhas cria um computador no tamanho aproximado de uma caixa de fósforo.

O pequeno (pc) componente eletrônico, roda em um sistema operacional bem básico e que pode ser conectado em uma TV ou até mesmo no celular.

Ciswal Santos de Juazeiro do Norte, no Ceará, desenvolveu a ferramente para conseguir ampliar a acessibilidade de crianças e jovens no ensino.

O pequeno componente foi batizado de HYTEC One. Por conta da pandemia do Novo Coronavírus e as suspensões das aulas presenciais, os computadores se tornou ainda mais importantes para o ensino.

“Um computador hoje é bem caro. A falta de acessibilidade me deixava desconfortável desde cedo”, disse.

A partir daí ele resolveu criar o equipamento que rodasse programas básicos mais que são de extrema importância para es período. O professor criou o computador com duas partições e o uso de um cartão de memória SD como um HD de computador.

A memória primária fica em uma conta na nuvem, e o aparelho tem capacidade de receber sinal wi-fi. “O processamento de dados, que é área que a gente estuda em Harvard, pegou muito pensado nesta parte de microeletrônica, nanotecnologia, nestes últimos três meses”, conta Ciswal.

Ciswal, em entrevista, disse que a ferramenta é provisória, pois ele já está desenvolvendo seu próprio sistema, que deve ficar pronto nos próximos meses.

“Vai ser um sistema de fácil acesso para idosos, crianças, para quem não tem noção de informática”, disse.

Parabéns professor pelo trabalho e dedicação! <3