Menos da metade dos alunos frequentam aulas virtuais

Em São Paulo, menos da metade dos alunos frequentam aulas virtuais. Após dois meses da suspensão das aulas presenciais, professores, pais e alunos relatam que ainda enfrentam dificuldades ao novo sistema de ensino a distância.

Os alunos podem ter acesso aos materiais e conteúdos disponibilizados pelas instituições através de aplicativos e por meio das plataformas online (Youtube, zoom, Google Classroom e Microsoft Teams).

Professores relatam que estão notando uma diminuição de alunos participantes dia pós dia.

Em média, turmas presenciais do Ensino Fundamental têm cerca de 40 alunos e no Ensino Médio aproximadamente 45 estudantes. Entretanto, menos da metade desse número de alunos estão frequentando as aulas virtuais, de acordo com professores. 

[poll id=”7″]

De acordo com o subsecretário de articulação Henrique Pimentel, da Secretaria Estadual de Educação, as aulas no Google Classroom e Microsoft Teams são opcionais e, por isso, para que os alunos frequentem é necessária uma divulgação maior por parte da escola e professores.

“Esse é um ponto importante, tem que avisar os alunos desses horários, tem que avisar as famílias, e, obviamente, a comunicação é um desafio nesse período. O acesso às famílias também é um desafio, muitas vezes as famílias estão trabalhando e o filho só fica online aquele horário e é difícil se comunicar, mas chegar nelas assim é muito importante”, afirma Pimentel.