Jogo Dez Não Pode Material Dourado


Confira nesta postagem o Jogo Dez Não Pode Material Dourado, indicado para alunos do 1 (primeiro) ano do ensino fundamental.

O jogo tem os seguintes objetivos:

  • Desenvolver raciocínio lógico, a estimativa, arredondamento e o cálculo mental.
  • Explorar com seus alunos a manipulação da caixa de Material Dourado de madeira, criado pela educadora italiana Maria Montessori.

Jogo Dez Não Pode Material Dourado

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Material a ser utilizado

Kit Alfabetização Só Escola
  • Um dado, caderno e lápis para anotações.
  • Uma caixa de Material Dourado de
  • madeira ou confeccioná-lo em cartolina da
  • seguinte maneira:
  • três quadrados de 10×10 centímetros.
  • um retângulo de 15×10 centímetros.
  • Com o lápis, divida cada figura em quadradinhos de 1×1 centímetro.
  • Faça cópias desse material dependendo do número de alunos da classe e distribua um material para cada aluno.
  • Peça que deixem dois quadrados 10×10 centímetros (placas) inteiros. Eles representarão as centenas. Recorte em quadradinhos o outro quadrado (placa).
  • O quadrado formará um conjunto de 100 quadradinhos de 1x1cm. Eles representarão as unidades.
  • Agora, recorte o retângulo de 15×10 centímetros, em barrinhas de 10 quadradinhos em cada uma. As 15 barrinhas representarão as dezenas.
  • Peça para os alunos guardarem esse material em saquinhos plásticos ou caixinhas.
  • Desenhe o material em uma cartolina para deixá-lo exposto no mural.

Procedimentos

  • Peça aos alunos para pegarem uma barrinha (dezena) e cubram com quadradinhos (unidades). Depois, cobrir o quadrado (centena) com barrinhas (dezenas). Eles irão perceber que 10 quadradinhos equivalem a uma barrinha e 10 barrinhas, equivalem a um quadrado. Isto é, 1 dezena = 10 unidades e 1 centena = 10 dezenas. Peça-lhes para registrarem a descoberta no caderno.
  • Em duplas, as crianças pegam um dado para o jogo e o material dourado. Um de cada vez jogará o dado e terá de pegar tantos quadradinhos quantos forem os pontos do dado.
  • Quando juntar “dez quadradinhos” ele deve trocá-los pois, “Dez não pode”. Deverá trocá-los por “uma barrinha” e ganha a vez de jogar novamente.
  • Se sobrarem quadradinhos, ele terá que ir jogando até juntar 10, e trocá-los novamente.
  • Vence o jogo quem chegar primeiro ao número combinado ou ao término do tempo determinado. Se ultrapassar a 10 barrinhas, trocá-las por um quadrado (centena).
  • Uma outra maneira de treiná-los na escrita dos números é registrar no caderno, a quantidade de pontos em cada jogada.

Orientações para o professor

  • É muito bom trabalhar com material dourado, pois eles aprendem de um jeito lúdico, divertido e muito gostoso.
  • Duração da atividade: 60 minutos.



Kit Educação Especial
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