Como ajudar seu bebê a engatinhar

Como ajudar seu bebê a engatinhar? O rastreamento é um marco que quase todos alcançam. Dizemos quase todos os pequenos, porque há bebês que vão diretamente da posição sentada para a posição de pé e de lá para caminhar. Embora esses casos sejam menores e geralmente não seja a norma. O habitual é que os pequeninos comecem a engatinhar, embora, se você perceber que seu filho está com algum problema, o ideal é ajudá-lo a fazê-lo.

Cada bebê aprende do seu jeito

Cada criança é única, pois algumas começam a engatinhar antes de outras, e , como dissemos no parágrafo anterior, há outras que nunca engatinham e nada acontece desde que tenham um bom desenvolvimento físico. Normalmente, de 6 a 10 meses, os bebês começam a se revirar e têm força nos músculos para começar a engatinhar quando menos se espera.

Há bebês que engatinham de bunda, outros de barriga, outros de lado, outros se empurram com as pernas … existem muitas maneiras de engatinhar e, se não houver problemas físicos, todos estarão corretos! Aqui estão algumas dicas para ajudar seu bebê a engatinhar, e ele começará quando ele estiver pronto!

Dicas para ajudar seu filho a engatinhar

Se o seu bebê tiver entre 6 e 10 meses, é normal que você esteja esperando para ver quando ele começa a engatinhar. Para facilitar, não perca estas dicas:

Vire-o de cabeça para baixo todos os dias por um tempo

A coisa mais importante que você pode fazer para ajudar seu filho a engatinhar é deixá-lo de bruços um pouco a cada dia. Dessa forma, você colocará força no pescoço e gradualmente ganhará força suficiente para poder engatinhar à medida que seus músculos começarem a se desenvolver adequadamente. Os músculos do pescoço, pernas, costas e braços começarão a ter a força necessária. Coloque-o em um local seguro que não caia se começar a rolar.

Jogue com as mãos para cima

Outra maneira de ajudar a fortalecer os músculos do bebê é fazê-lo brincar com as mãos para cima. Para fazer isso, coloque as mãos em um travesseiro ou em cima de um bicho de pelúcia por um tempo, deitado de bruços, mas sem demorar muito para evitar machucá-lo, deve ser fácil para ele.

Para torná-lo mais divertido, você pode incentivá-lo a colocar as mãos em objetos elevados, como brinquedos, enquanto está sentado. Você terá que estar muito atento para impedir que seu bebê caia para trás.

Veja também: Bebês e movimento de acordo com a pedagogia montessoriana

Levante seu bebê do chão

Ajude o seu pequeno a treinar as pernas, levantando-o gentilmente do chão (um pouco por conta própria). Você pode levantá-lo pelos braços ou axilas pouco a pouco, mas sem que os pés descolem. Isso dará ao bebê a oportunidade de praticar o movimento de caminhar, fortalecendo as pernas.

Coloque seu bebê na frente de um espelho

Os bebês gostam de se olhar no espelho por causa de sua curiosidade inata. Além disso, ter momentos em frente ao espelho é muito divertido, pode terminar em grandes risadas! Isso o ajudará a investigar seu reflexo e permitirá que você, sem saber, se agarre e se estique no espelho praticando movimentos de equilíbrio e apoio.

Brinquedos ajudam a engatinhar

Os brinquedos são ótimos aliados que podem ajudar a impulsionar o rastreamento, ou pelo menos a motivação. Para os mais pequenos, os brinquedos serão como pequenas recompensas e tentarão alcançá-los à medida que forem esticados. Você também pode colocar os brinquedos fora do alcance deles durante o tempo de brincar, o que os fará querer agarrá-los para que possam continuar brincando.