Atividade Caixa de Músicas

A Atividade Caixa de Músicas, para trabalhar com alunos das series iniciais (Berçário e Maternal).

O objetivo desta atividades é favorecer a ampliação do repertório oral e musical da criança, através das cantigas tradicionais.

Para esta atividade vamos precisar dos seguintes materiais: Caixa com tampa, bem bonita, encapada com papel de presente, para chamar a atenção dos pequenos. Fichas com figuras que ilustrem as cantigas tradicionais, com a letra no verso das mesmas.

Passo a passo da atividade:

  • Embora as rodas ou momentos musicais sejam atividades permanentes da rotina do berçário e outras turmas da educação infantil, você pode tornar este momento mágico! Basta usar a criatividade. Use uma caixa com fichas musicais dentro. Sente-se com as crianças em um cantinho da sala, previamente preparado para este momento, com tapetes de borracha ou almofadas, para que elas se orientem melhor no espaço.
  • Faça suspense cada vez que for tirar uma ficha da caixa. Você pode fazer de conta que tem um bicho lá dentro, que quer morder sua mão, quando for tirar a figura e música do Jacaré ou poderá “miar” fazendo de conta que dentro daquela caixa mágica tem um gato, quando for cantar a música “Atirei o pau no gato”, por exemplo. Tenha o cuidado de abrir e sempre fechar a caixa, para que os bichos não escapem! Elas adoram isso.
  • Mostre a ficha para as crianças antes de cantar.