Apostila de Atividades Consciência Fonológica

Confira nesta postagem Apostila de Atividades Consciência Fonológica para download em PDF.

As construções aqui reunidas fazem parte das atividades realizadas durante a retomada de linguagens, previstas para 2014, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A proposta lançada foi de que cada alfabetizadora da turma 626777, tomando por base o material de consciência fonológica confeccionado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), criasse atividades que, além de explorar a consciência fonológica, desse conta dos diversos níveis de escrita em sala de aula.

Entende-se por atividades diversificada aquelas que de diversas formas abordam o mesmo conteúdo e, atividades diferenciadas, as mesmas atividades, sendo que as exigências ficam por conta do nível em que cada aluno está, isto é, adequadas às necessidades de cada um.

As atividades diferenciadas criadas e aplicadas nas salas de aulas das alfabetizadoras, em 2013, com base no caderno 7 do PNAIC – Linguagens – Heterogeneidade, onde a mesma “folhinha” era trabalhada por todos os níveis e que puderam ser respondidas de modo distinto, provocou, conforme os relatos trazidos, reações positivas dos alunos, em especial daqueles que estavam em níveis iniciais, pois se sentiram “iguais” ao receberem a mesma “folhinha”. Segundo um dos relatos: “mexeu com a autoestima, desafiou e trouxe ótimos resultados.”

As atividades aqui reunidas são de autoria das alfabetizadoras, tendo por base os níveis de seus alunos. Sabe-se das divergências existentes quanto às classificações dos níveis de escrita, mas a ideia de reunir e divulgar essa construção é de a somar e compartilhar com todos que, como nós, buscam aprimorar e qualificar seu trabalho e, consequentemente proporcionar aos alunos qualidade.

Um especial agradecimento à professora Sílvia Nilceia Gonçalves, formadora da UFPel, em 2013, lamentavelmente por pouco tempo, a quem devemos esta aprendizagem.

Liane Laranjeira
Orientadora de Estudos do PNAIC
1ª Coordenadoria
Secretária Estadual de Educação do Rio Grande do Sul

Apostila de Atividades Consciência Fonológica em PDF

Para ter acesso a apostila em PDF, confira o link a seguir: