Ícone do site SÓ ESCOLA

Não insulte seu filho

Não insulte seu filho

Não insulte seu filho

Não insulte seu filho! Um pai nunca deve desrespeitar seus filhos. Você pode pensar que “burro”, “desajeitado” ou “lento” são palavras inofensivas que não devem incomodar seus filhos. Mas, na realidade, qualquer palavra que humilha uma criança (ou qualquer outra pessoa) sempre será um insulto e suas consequências podem ser devastadoras. Não importa quantos anos tenham, os insultos sempre permanecerão gravados no coração das crianças, criando feridas emocionais difíceis de curar.

Sua missão é protegê-lo

Às vezes esquecemos que nossa primeira missão como pais é amar nossos filhos e fazê-los felizes. Não sei de onde tiramos a ideia de que temos o direito de maltratar seus pequenos corpos ou mentes e, desse modo, inconscientemente desabafar nossa frustração sobre eles.

Se os insultamos, os ignoramos, os gritamos, os desprezamos, os humilhamos, os atingimos, os comparamos (negativamente) com os outros, os abandonamos, entre outras coisas … quando devemos amá-los, cuidar deles, ensiná-los, ensiná-los, entendê-los, educá-los, aceitar, proteger e abraçar incondicionalmente. Violamos sua dignidade como seres humanos que dependem de nós. Nós apenas temos que tocar as crianças para abraçá-las, confortá-las e beijá-las. É assim tão fácil.

Violência causa mais violência

Qualquer emoção que não é reconhecida e aceita se torna autodestrutiva. Devemos ter muito cuidado para não repetir os padrões de comportamento que você pode ter experimentado no passado, mas que seus filhos não merecem. Você pode pensar que está inconsciente e que não o controla, mas a realidade é que você tem o poder de suas ações e que pode parar de tratar mal seus filhos e a si mesmo. Não descarte suas frustrações com seus filhos … eles são seres inocentes que merecem seu respeito e todo seu amor incondicional.

Qualquer tipo de violência, direta ou indireta, verbalizada ou silenciosa, deixa sua marca na vida das crianças que sofrem, e essas consequências são muito difíceis de apagar. A violência deixa cicatrizes para a vida.

Nenhuma forma de violência deve ser aceita ou tolerada sob nenhuma circunstância. As palavras machucam tanto ou mais que os golpes físicos, e muitas vezes, sem perceber, abusamos de nossos filhos e ferimos seus sentimentos, afetando emocionalmente suas vidas para sempre.

Um exemplo a considerar

Vamos considerar um exemplo para levá-lo no dia a dia. Há uma criança típica que fica muito inquieta e se envolve em algumas travessuras. A mãe dela fica com raiva e histérica e começa a gritar coisas como : “Estou cansado de você! Eu não aguento mais você. Estou cansado de lidar com você .

Essa mãe deve ser questionada: “Você está realmente farta, cansada e incapaz de sustentar mais o seu filho?”  ou “Você está realmente cansado, cansado e não aguenta mais o comportamento‘ de seu filho?”

Agora, pergunto a você, caro leitor: Você vê quão diferente é a ênfase? Em uma situação como essa, usando inteligência emocional, a maneira de conversar com a criança seria: “Estou muito cansado desse comportamento. O jeito que você está agindo está errado. Me sinto frustrado. Mas eu ainda te amo, filho. ” Dessa forma, você envia a seu filho a mensagem de que não concorda com o comportamento dele, mas seu amor por ele é e permanecerá incondicional. Você está dizendo a ele como se sente, na primeira pessoa, e não está “culpando” ele por como ele faz você se sentir.

Um pensamento final

Pais: No final do dia, nossos filhos são um espelho e refletem fielmente quem somos. Vamos mudar nossa atitude em relação a eles.  Esse tipo de abuso, que geralmente vem de uma mãe cansada por estar com filhos quase o dia inteiro, é a mais comum e deixa marcas indeléveis na vida das crianças.

No coração das crianças, não há chance de que seu pai ou mãe não as queira. Consequentemente, eles costumam interpretar a violência como uma maneira pela qual seus pais demonstram amor por eles. Ou seja, abuso e espancamentos são iguais ao amor. Então, você pode imaginar que tipo de casal eles escolherão? É isso mesmo, alguém que mostra amor com violência, porque é a única maneira de saber reconhecer afeto. Que terrível!

Se estamos frustrados ou cansados, não vamos falar sobre nossos filhos. A próxima vez que você sentir que está perdendo o controle, pare! E ouça suas próprias palavras. Se você não consegue acreditar no que ouve, imagine como seus filhos se sentem quando ouvem você dizer coisas terríveis.

Uma técnica que você deve usar

Se você freqüentemente perde o controle com facilidade, não perca a técnica que discuto abaixo. Assim que sentir que está perdendo o controle, conte até dez, respire fundo e morda a língua para não falar. Em vez de atacar e dar o primeiro golpe, estenda a mão e prenda os dedos atrás das costas.

Em vez de deixar de lado qualquer insulto ou palavra que possa ferir o coração de seus filhos, diga coisas como: “Que sonho você está tendo, filho” ou talvez “Como eu te amo, minha vida” . Estas são frases que desviarão sua mente do caos emocional que você está sentindo e sua instabilidade emocional começará a se equilibrar.

Sair da versão mobile