Por que o telefone celular não é um brinquedo infantil?

Duas em cada três crianças entre 10 e 15 anos têm um telefone celular na. Um número que fica em torno de 24% em crianças menores de 10 anos e dispara até 94,8% em adolescentes de 15 anos. É um fenômeno cada vez mais comum em uma sociedade hiper conectada, na qual o telefone celular se tornou uma “necessidade”, mesmo para os mais jovens em casa.

De fato, as crianças pedem seu primeiro telefone celular em idades cada vez menores e muitos pais decidem dar a eles como apenas mais um brinquedo. No entanto, embora o telefone celular possa se tornar um excelente aliado para o entretenimento infantil, é importante ter em mente que este dispositivo não é um brinquedo infantil.

O celular não é um brinquedo, mas as crianças não sabem disso

Segundo a Real Academia Espanhola de Línguas, um brinquedo é um “objeto com o qual as crianças brincam e desenvolvem certas habilidades” . Desse ponto de vista, basicamente qualquer objeto com o qual as crianças brincam poderia ser considerado um brinquedo, mas, na prática, não é assim, pois apenas objetos que têm uma função lúdica, ou seja, criados para entreter as crianças, são considerados brinquedos. crianças. Um exemplo simples: as crianças podem brincar com um travesseiro, mas o travesseiro não é um brinquedo.

Esse mesmo raciocínio se aplica ao celular. smartphone não foi criado para entreter crianças, essa é apenas uma de suas diferentes funções. Além disso, embora a maioria das crianças tenda a desenvolver rapidamente habilidades incríveis de telefonia móvel, elas realmente não têm maturidade psicológica suficiente para entender as diferentes funcionalidades de um telefone celular, muito menos para entender os riscos a que estão expostas. ao “brincar” com um smartphone .

Uma ferramenta para entretenimento infantil que contém muitos perigos

Redes sociais, sistemas de mensagens, aplicativos para adultos e a Internet em geral são outras funções disponíveis na maioria dos telefones celulares e representam um perigo potencial para os pequenos em casa. Do assédio moral ao abuso infantil, muitas das situações de risco às quais as crianças estão expostas hoje são desenvolvidas on-line pelo telefone celular. Os aplicativos de controle dos pais prometem proteger as crianças desse tipo de perigo, mas, na realidade, os riscos não desaparecem completamente.

O uso frequente do telefone celular também tem sido associado a um aumento de distúrbios cognitivos na infância, como problemas de memória, atraso no aprendizado e déficit de atenção, além de problemas emocionais, como falta de autocontrole, impulsividade e problemas de comportamento. Usar um celular desde tenra idade também aumenta as chances de desenvolver dependência da tecnologia, além de se tornar um fator de risco importante para o abuso de substâncias na adolescência. Além disso, aumenta o risco de obesidade, distúrbios do sono e distúrbios visuais.

O telefone celular não pode substituir os jogos tradicionais

Nos últimos tempos, o telefone celular também se tornou uma ferramenta de enfrentamento da realidade para muitos pais e filhos. Mais e mais pais estão recorrendo a este dispositivo para gerenciar as birras das crianças ou mantê-las entretidas por longos períodos de tempo. No entanto, é importante ter em mente que o uso da tecnologia para acalmar ou divertir as crianças é uma solução momentânea.

O celular não deve substituir os jogos tradicionais. As crianças também precisam brincar com carrinhos de bebê, bonecas, conjuntos de construção, bolas ou qualquer outro brinquedo que faça sua imaginação voar. Eles precisam participar de jogos de interpretação de papéis e se divertir brincando com a família, precisam brincar com outras crianças e até se divertir com o animal de estimação em casa.

Obviamente, isso não significa que as crianças não possam brincar ocasionalmente em um telefone celular. Existem muitos aplicativos e jogos para smartphones que não são apenas divertidos, mas também promovem o aprendizado e o desenvolvimento de diferentes habilidades. No entanto, é importante ter a supervisão dos pais para evitar qualquer risco e regular o tempo que eles passam na frente da tela.

Obviamente, a decisão final de dar um celular às crianças está nas mãos dos pais. No entanto, é recomendável aguardar para executar esta etapa, para que as crianças tenham idade suficiente para usar conscientemente o telefone e sejam capazes de entender os riscos aos quais estão expostas. De qualquer forma, é essencial manter uma boa comunicação com as crianças sobre esse assunto, para que elas possam pedir ajuda se sentirem que estão em perigo.