Ícone do site SÓ ESCOLA

Atividades sensório-motor

Atividades sensório-motor

Atividades sensório-motor

Confira nesta postagem algumas sugestões de Atividades sensório-motor.

As atividades lúdicas para a criança, além de prazerosa, sempre tem um caráter exploratório, possibilitando o exercício corporal, o treino do ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. A criança se reconhece enquanto agente de seu espaço.

Atividades sensório-motor – Para imprimir

Período sensóriomotor é o período da vida do ser humano compreendido entre o nascimento e os dois anos de idade. As principais aquisições do período sensóriomotor, destaca-se a construção da noção do “eu”, através da qual a criança diferencia o mundo externo do seu próprio corpo.

Veja também: Atividades Edução Infantil Nível 4

Atividades sensório-motor

Andar

Correr

Levantar (o corpo, partes do corpo ou objetos)

Água e esponja

Cortamos uma esponja de banho em pequenos cubos e colocamos os pedacinhos em uma bacia com um pouco de água. Deixamos ao lado outra bacia vazia e entregamos para Alice um pegador de gelo. A ideia era transferir as esponjas de uma bacia para a outra.

Outra maneira divertida de brincar é transferir toda a água de uma bacia para a outra usando apenas esponjas. Use esponjas grandes e peça para a criança encher de água e espremer na outra bacia até a primeira ficar seca.

Jogo dos pares no arroz

Você vai precisar de uma bacia, arroz (não precisa necessariamente ser colorido) e alguns objetos para a criança buscar no arroz. Forre o chão com uma toalha, fica mais fácil recolher a bagunça depois. A dica é criar o seu próprio jogo de encontrar os iguais usando objetos da casa. Duas colheres, dois blocos de montar, duas bolinhas… qualquer par serve!

Pedaços de papel

A brincadeira é bem simples, basta juntar papéis velhos e picar. Pode parecer simples, mas as crianças adoram. Para continuar, uma sugestão é propor aos pequenos fazer uma colagem com os papeis. É possível criar desenhos ou até mesmo forrar objetos com sobras de papéis.

Tampas

Tampinhas são muito lúdicas. Criam desenhos, empilham, encaixam, transformam-se em chapéu, em instrumentos musicais, bandeja, copo, roda e em tantas outras coisas que a imaginação pedir. Para brincar, basta juntar diversas com tamanhos diferentes e deixar a criançada usar a imaginação.

Sair da versão mobile