Atividades Gênero Textual Narração

Confira nesta postagem Atividades sobre o Gênero Textual Narração, pronta para imprimir e trabalhar com seus alunos em sala de aula ou como tarefa para casa.

Recomendado também: Atividades Gênero Textual Quadrinhos

Gêneros Textuais: Segundo a professora doutora Irandé Antunes, “considera-se ‘gêneros de textos’ como classes de exemplares concretos de texto (…). Os gêneros são, por via desta tipicidade, uma espécie de modelos (mais ou menos rígidos) de texto, convencionalmente vinculados a determinados espaços institucionalizados, do que decorre poder-se falar em uma certa estabilidade para os gêneros textuais.”

Simplificando, os gêneros textuais são grupos de textos organizados de acordo com suas peculiaridades, o que envolve os assuntos, papel dos interlocutores e sua situação, tendo funções sociais próprias.

Atividades Gênero Textual Narração – Para imprimir

Atividades 02:

Sequência Didática – Atividades Gênero Textual Narração

As atividades que são propostas a seguir tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da capacidade de escrita dos alunos. Para tanto, é necessário que o professor prepare a leitura das histórias com antecedência, os exercícios devem ser analisados pelo professor, antes de serem aplicados. Ele deverá escolher as atividades que melhor se adequam às necessidades e aos conhecimentos de seus alunos, ou deve adaptá-las. No momento da aplicação das atividades, as instruções dadas aos alunos devem ser claras e objetivas, usando uma linguagem apropriada para a turma. As atividades foram desenvolvidas a partir das lacunas encontradas com alunos do 2º ano do ensino fundamental do ciclo de alfabetização.

As atividades fazem parte de um estudo longitudinal, tendo como suporte teórico as teoria de Michel Adam (1992; 2008), no que se refere à constituição da sequência da narrativa, e de Dolz e Noverraz (2004), para a sequência didática. A sequência didática apresentada segue a estrutura a seguir.

OBJETIVOS DA SITUAÇÃO INICIAL

  • Diagnosticar o conhecimento dos alunos sobre as principais características do gênero narrativo.
  • Caracterizar o texto narrativo.

Atividades desenvolvidas nas situação inicial

Enquanto o professor realiza as atividades relativas à situação inicial, ele pode fazer registros no quadro e, posteriormente, os alunos fazem a transcrição em seus cadernos ou em um cartaz para expor na sala de aula.

O professor organiza os alunos em uma rodinha e solicita que cada aluno conte sobre um fato/acontecimento interessante que já ocorreu em sua vida. Depois que todos os alunos narraram suas histórias, o professor questiona aos alunos:

1.O que as pessoas contam é uma história?

2. De quantas maneiras podemos contar ou narrar as histórias?

3. Quem pode contar ou narrar as histórias?

4. Essa história que o aluno X contou aconteceu quando? Onde? Com quem? Por que aconteceu? (Observação: o professor escolhe um aluno que narrou sua história para usar como exemplo)

5. As histórias que vocês contaram são narrativas? Por quê?

6. O aluno X, que narrou sua história, qual a função dele? Ele pode ser considerado narrador? Por quê?

7. Então, o que é uma história/narrativa?

O professor projeta no quadro a história “Chapeuzinho Azul”, do livro “Chapeuzinhos coloridos”, dos escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta. Em seguida, lê a história com os alunos. Após questiona:

Para ter acesso a sequencia didática completa em PDF, confira o link a seguir: