Não é um desastre, é uma oportunidade de aprendizado

Não é um desastre, é uma oportunidade de aprendizado – Sabemos disso, há muitas vezes que você joga as mãos na cabeça pensando que tudo o que aconteceu ao seu redor é um desastre, mas seu filho estava aprendendo! Sim, talvez quando você come e enche o chão inteiro com comida, não é agradável para ninguém, porque mais tarde você precisa limpá-lo, mas, na realidade, é necessário … seu filho está aproveitando todas as oportunidades de aprendizado.

Ter filhos é uma experiência maravilhosa, mas não negaremos que seja acompanhada por momentos não tão bons, cheios de desafios que fazem você aprender a ser pai.

Cérebro infantil

O cérebro das crianças funciona de maneira diferente da sua. A dele é cheia de magia, cheia de amor, de possibilidades … enquanto a sua é cheia de limitações. Onde você vê desastre, seu filho está vendo uma grande oportunidade de aprendizado. Tudo o que fazem parece errado para você, na realidade eles não fazem isso para incomodá-lo, muito menos … eles fazem isso porque estão aprendendo.

Quando uma criança quer mais independência e menos ajuda, será o momento em que estamos falando. Você vai querer fazer as coisas por conta própria e isso significa que elas nem sempre serão bem-feitas … mas o que importa é que elas são feitas, que você vê que elas estão aprendendo e que, mesmo que façam errado agora, é o começo para aprender como fazer melhor as coisas. o futuro.

As primeiras vezes

Nas primeiras vezes em que os resultados geralmente não são bons, mas isso não acontece apenas em crianças, as primeiras vezes em adultos também não são maravilhosas! Você se lembra da primeira vez que pegou um carro? A primeira vez que você andou de bicicleta? A primeira vez que você cozinhou? As primeiras vezes são sempre um desastre, mas é preciso praticar para melhorar e, nisso, a paciência é essencial.

Por esse motivo, você deve ser paciente com seus filhos pequenos, mudar seu pensamento e perceber que o que você pensava ser um desastre antes é realmente uma oportunidade de aprendizado que não deve ser desperdiçada. O que está sujo já estará limpo … mas a prática é essencial para melhorar qualquer habilidade … em qualquer idade.

É importante que as crianças tenham a iniciativa e possam tê-la. Isso os ajudará a desenvolver com boa auto-estima e autoconfiança. Seus filhos devem sentir como você confia neles, como permite que eles façam as coisas, porque você sabe que, mesmo que às vezes lhes custe, com a prática e se necessário com o seu guia, eles serão capazes de fazê-los melhor com o tempo.

A vida com crianças é um caos maravilhoso

Sua vida com crianças é um caos, concordamos. Mas é um caos maravilhoso que você não mudaria por nada no mundo. Não importa se eles ficam sujos ou zangados com isso … na verdade, essa é a sua vida com eles e é a coisa mais perfeita que você tem na imperfeição dos pais.

Pare de pensar por um momento e aproveite a vida. Comece a ver as coisas pelos olhos do seu filho e você começará a entender muitas coisas … e a desfrutar de muitas outras. Lembre-se de que, onde você vê desastres, seus filhos estão vendo oportunidades de aprendizado. Em vez de ficar bravo ou jogar as mãos na cabeça, torne-se o guia deles com paciência e amor. Porque se as crianças precisam de algo que seja sua empatia, elas precisam ver que você as entende e que você está sempre ao lado delas, não importa o que aconteça.