Admiro as pessoas nobres que não se acham superiores a ninguém!

Nós todos gostamos das pessoas nobres e humildes que não se acreditam mais do que ninguém, que promovem através das suas ações a importância de conhecer suas limitações e não fazer uma mostra desnecessária de virtudes e bondades.

As pessoas nobres fogem da humildade falsa do “Eu faço tudo melhor”, d o orgulho e egoísmo narcisista desordenado. E a arrogância das pessoas com ar de superioridade é tão insuportável quanto desprezível.

Além disso, como discutiremos abaixo, falar e se gabar muito com arrogância geralmente reflete algum tipo de falta, vazio ou insatisfação com a própria vida. Então, é o que normalmente querem dizer com “muito barulho por nada”.

Uma lição de humildade

Estava caminhando com meu pai quando ele parou em um canto e depois de um breve silêncio perguntou:
-Além dos pássaros cantando, você ouve alguma coisa?

Eu aguçei os ouvidos e alguns segundos depois respondi: “Eu estou ouvindo o barulho de um carro.” Isso é um vagão vazio, disse meu pai.
Perguntei a meu pai: “Como você sabe que é um vagão vazio, se nós nem o vimos?” Então meu pai disse:
-É muito fácil saber quando um carro está vazio pelo ruído. Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.

Eu me tornei um adulto e, agora, quando vejo uma pessoa falando demais, interrompendo a conversa de todos, sendo prematura ou violenta, vangloriando-se do que tem, sentindo-se arrogante e diminuindo as outras pessoas, eu tenho a impressão de ouvir a voz de meu pai dizendo: “Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.”


“Humildade é silenciar nossas forças e permitir que outros a descubram. Ninguém está mais vazio do que aquele que está cheio de si mesmo.”

Diga-me o que você me gabar e dizer-lhe o que lhe falta

As pessoas completas são as melhores porque não têm necessidade de competir ou estarem certas. Além disso, não precisam fingir ou mentir, porque o que são é mostrado em suas ações, em sua temperança e seu equilíbrio.


“Assim, a humildade é baseada no respeito pelos outros e simpatia. Este é o pano de fundo para os olhos sinceros, arquitetos desses sentimentos que vêm do coração.”

Mas há pessoas que, infelizmente, estão tão vazias que seu vagão é barulhento, que se alimentam de se vangloriar e se gabar, que não contemplam a realidade emocional alheia e precisam provar-se através de palavras vazias.

Este vazio desolador é consequência de baixa auto-estima, falta de oportunidade e uma educação emocional empobrecida. Por isso é sempre preciso e importante trabalhar nossos vazios, fraquezas e habilidades.

No entanto, quando conseguimos algo muito importante para nós mesmos é normal e habitual mostrar orgulho. No entanto, há uma diferença entre o orgulho do esforço e o objetivo alcançado e a arrogância.

Neste sentido, para sermos humildes sobre nossas conquistas e sucessos que devemos deixar claro duas premissas que são a base da bondade e nobreza:

  • Não há necessidade de se gabar de suas realizações, é suficiente esperar que sigam seu exemplo. Em melhorar a si mesmo e os outros está a verdadeira conquista.
  • Não há necessidade de reclamar para a vida sobre o que te faz falta, é necessário reconhecer o que ela lhe deu.

Nada do que podemos conseguir nos faz dignos de louvor ou superiores aos outros. Apenas a bondade e a humildade nos ajudam a elevar-nos e nos tornarmos suportes para a nossa felicidade no caminho.