Rotina em EVA para Maternal

ideia de painel (Rotina em E V A para Maternal).

Ter uma rotina bem definida com tarefas e horários é algo utilizado por muitas pessoas com o intuito de servir como um padrão de organização para o cotidiano. Na Educação Infantil essa questão tem grande importância e é colocada em prática por diversas escolas com o intuito de trabalhar a responsabilidade com as crianças.

Qual é a importância da rotina para as crianças?

Quando uma criança tem uma rotina para seguir em seu dia a dia, ela está sendo preparada para se tornar um adulto mais apto para lidar com seus compromissos e responsabilidades ao longo da vida e se tornar uma pessoa com mais disciplina.

A implementação da rotina na Educação Infantil auxilia tanto a escola quanto a família do aluno. No caso da escola, ter definido o que irá acontecer no dia faz com que os educadores tenham uma ferramenta que os auxiliará no planejamento das diferentes atividades. Quando a escola demonstra ter uma rotina, a família sente mais confiança e segurança no local em que está deixando seu filho ou filha.

Em relação às crianças, a rotina apresenta outras vantagens, como o fato de que os alunos da Educação Infantil gostam de saber o que vai acontecer em seguida, isto é, após uma brincadeira. Assim, é uma prática possível de trazer segurança e autonomia para as crianças.

É recomendável que a rotina da Educação Infantil seja baseada nas necessidades biológicas, sociais e psicológicas. A primeira se refere ao momento de descanso, higiene e alimentação das crianças. As necessidades sociais são as atividades relacionadas ao estilo de vida da escola e da comunidade. Por último, as necessidades psicológicas dizem respeito ao tempo que cada criança necessita para executar cada atividade de acordo com suas capacidades e habilidades.

Como definir uma rotina na Educação Infantil

A rotina deve ser utilizada como uma prática flexível, isto é, algo que permita adaptações quando necessárias. Além disso, a construção de uma rotina precisa ser baseada em algumas atividades que se repitam com frequência. Nesse sentido, duas práticas simples podem ser adotadas no dia a dia para que as crianças aprendam esse conceito:

– Desenvolva um calendário junto com as crianças

Existem escolas que utilizam calendários para auxiliar as crianças a aprenderem a lidar com noção de tempo e com as datas e meses do ano. É recomendável que esses calendários sejam desenvolvidos junto com os alunos da Educação Infantil para que eles sintam que estão participando do processo de construção de sua rotina.

Esse calendário pode ser montado de forma lúdica: em um cartaz, com desenhos e muitas cores. O professor pode solicitar que as crianças acrescentem a sua criatividade ao pintarem e falarem o que acham que deve estar presente em cada dia da semana. Assim, elas também estarão aprendendo sobre a passagem do tempo, os meses e dias do ano.

– Crie atividades para chegada e encerramento

Uma maneira ideal de trabalhar a rotina com as crianças é com a definição de atividades específicas para a chegada e saída dos alunos. Na chegada, o professor pode cantar uma música de boas-vindas ou fazer alguma brincadeira para que as crianças entendam que, naquele momento, a rotina escolar começou. E no momento da saída, pode ficar definido que as crianças devem calçar os sapatos, guardar os brinquedos e materiais utilizados, entre outras tarefas. Com a repetição diária das mesmas atividades, as crianças irão assimilar o que faz parte de sua rotina escolar.