Luva de história com molde (Patinho feio)

Confira nesta postagem uma super sugestão de atividades com a Luva de história com molde, da historia do patinho feio.

A história d’ “O Patinho Feio”

Era uma vez uma quinta na qual todos esperavam o nascimento dos filhotes da mamã pata, que podia chegar a qualquer momento. Então, no dia mais quente do verão, a mamã pata ouviu de repente “quac quac quac!” e viu levantarem-se um a um os pequenos patinhos que começavam a romper as cascas. Todos menos um.

– Isso é um ovo de peru! – disse uma pata velha à mamã pata.

– Não tem importância, vou dar-lhe um pouco mais de calor para sair.

Quando por fim saiu, viu-se que era um pato completamente diferente dos outros. Era grande e feio e não parecia um peru. O resto dos animais do galinheiro não demorou muito a reparar no seu aspeto e começaram a rir-se dele.

A sua mãe defendia-o mas, passado algum tempo, já não sabia o que dizer. Os patos picavam-no, os perus perseguiam-no e as galinhas gozavam com ele. No fim, até a sua própria mãe se convenceu de que era um pato feio e parvo e disse-lhe para se ir embora.

O coitado do patinho ficou muito triste ao ouvir estas palavras e fugiu a correr perante a rejeição de toda a gente. Acabou num pântano onde conheceu dois gansos bravos que, apesar do seu aspeto, quiseram ser seus amigos. Mas um dia apareceram uns caçadores que os levaram. De facto, o patinho esteve quase a ter a mesma sorte dos seus amigos, mas os cães viram-no e decidiram não lhe morder.

Continuou a sua viagem e acabou em casa de uma mulher velhinha que vivia com um gato e uma galinha. Mas como não foi capaz de pôr ovos, o patinho também teve de abandonar aquele lugar. Até que num entardecer de outono olhou para o céu e viu um bando de pássaros grandes e muito bonitos. Ele não sabia, mas não eram uns pássaros quaisquer, mas sim cisnes. Desejou com todas as suas forças ser um deles, mas abriu os olhos e apercebeu-se que continuava feio.

Depois do outono chegou o frio inverno e o patinho passou por muitas calamidades. Num dia de muito frio meteu-se no lado e ficou gelado. Teve a sorte de um camponês o ter visto e o ter tirado dali. Apesar do duro inverno, durante o qual passou muita fome e frio, conseguiu sobreviver até que, por fim, chegou a primavera.

Numa tarde em que o Sol começava a aquecer decidiu ir ao parque para contemplar as flores. Ali viu no lago dois daqueles pássaros grandes e brancos, de aspeto majestoso, que tinha visto a voar no outono. Voltou a ficar como que enfeitiçado a olhar para eles, mas desta vez teve coragem de se aproximar deles. Voou até onde estavam e, então, houve algo que lhe chamou a atenção no seu reflexo. Onde estava a imagem do pato grande e feio que era? No seu lugar havia um cisne! Ele tinha-se transformado num cisne! Sempre o tinha sido. A partir daquele dia o patinho teve toda a felicidade que até então a vida lhe tinha negado.

Luva de história com molde (Patinho feio)

Moldes para imprimir

A IMPORTÂNCIA DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A contação de histórias é vista como uma ação muito particular entre pais e filhos, mas, hoje em dia, a correria impede que esses encontros aconteçam com frequência.  Além de ser um meio de aproximação entre a família, há quem se torne contador de histórias para inspirar crianças dentro de escolas e de hospitais.  Durante séculos, a narrativa dos livros mudava a rotina de comunidades e, atualmente, é uma forma de trazer bem-estar não só ao público infantil, como também para adultos e idosos, em qualquer ambiente.

Esse processo de contação de histórias pode ser uma maneira de enriquecer a Educação infantil, pois é um meio que contribui para desenvolver melhor a oralidade e a escrita.  Além disso, escutar o que lhe é contado faz com que a criança trabalhe a imaginação e a criatividade.  Por ser um processo de inclusão, especialmente em sala de aula, o professor pode usar dessa artimanha para captar a atenção dos alunos.  Isso enriquece o repertório cultural e o vocabulário deles.  Não é à toa que uma pessoa que lê tem mais facilidade em montar frases.

Todos esses benefícios acontecem muito além do contato com o livro, pois a imaginação é a parte essencial da contação de histórias.  Pedir para desenhar uma cena inspirada em um trecho de determinada obra, conversar sobre valores e discutir a trama em sala de aula influencia no gosto pela leitura e torna a criança em uma futura formação de opinião.  Sem contar que um leitor tem maiores tendências a ser um melhor escritor.

Claro que para ser um contador não basta apenas um livro, reunir o público e ler.  O segredo está no recurso dramático, aquele que gera o interesse pela história.  É preciso ter artimanhas lúdicas, explorar diferentes entonações de narrativas, entre outros fatores que alguns cursos de contadores de histórias podem oferecer.  Em cima do aprendizado, aprende-se a explorar melhor a leitura, o que torna o relato ainda mais intrigante.