Experiência pessoal motiva professor a preparar alunos para a Obmep

Professor Krerley Oliveira incentiva o estudo de 400 estudantes de 30 municípios de Alagoas para competição matemática

A matemática mudou a vida do morador do bairro carente Benedito Bentes, em Maceió. Ainda no ensino médio, Krerley Oliveira, teve a oportunidade de treinar seus conhecimentos matemáticos através de um projeto especial baseado em olimpíada. A experiência pessoal o motivou a incentivar outros alunos de Maceió em competições matemáticas.

Quando a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foi criada em 2005 o professor Krerley fez questão de divulgar a novidade pessoalmente. “Saí de carro por todas as secretarias regionais para divulgar a competição”, conta.

A iniciativa de treinar alunos começou pequena, mas, atualmente já prepara 400 estudantes de 30 municípios de Alagoas aos sábados. “São muitas histórias”, descreve sobre os resultados positivos alcançados.

“Certa vez recebemos um aluno que estava fora de sua faixa etária na escola. Mas que se interessou em estudar aos 17 anos. Nós o incentivamos e ele fez graduação, mestrado, doutorado, foi estudar fora do país”, conta. Ele lembra que muito tempo depois descobriu que estava fora da idade escolar porque estava envolvido com drogas.

Para Krerley a competição e os prêmios distribuídos pela Obmep são apenas a consequência do trabalho e do estudo. “Para mim a matemática é a chance de ajudar outras pessoas. Sou cientista matemático profissional e a carreira tem um lado acadêmico mas eu tento desenvolver um lado social porque vim de uma comunidade muito carente. Tento proporcionar oportunidades para outras pessoas”.

Obmep 2020

As inscrições para a 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2020 estão abertas e seguem até 20 de março. Criada em 2005, a Obmep tem o objetivo de estimular o estudo da matemática, identificar jovens talentos na área e contribuir para a melhoria da educação básica. A competição é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental a 3ª série do ensino médio.