Como reduzir o egocentrismo?


Como reduzir o egocentrismo? Pessoas egocêntricas se mostram aos outros com uma máscara de segurança. Eles parecem ter uma enorme auto-estima e alta confiança. Eles fingem ser independentes, auto-suficientes, infalíveis e bem-sucedidos.

Mas a realidade é que por trás desse véu estão ocultas grandes inseguranças e deficiências. Sua pose de arrogância e arrogância é uma mera sobrecompensação do medo de que os outros descubram que são insuficientes. Bem, é isso que eles realmente pensam de si mesmos.

Como a auto-estima é frágil, eles são hipersensíveis às menores críticas . Eles exibem seu caráter fictício para obter aprovação de que não se dão e que sentem que não merecem. Eles se relacionam com manipulação, controle e chantagem, porque não acreditam que tenham o que é preciso para serem amados e aceitos um vínculo igual e recíproco.

Kit Alfabetização Só Escola

Como reduzir o egocentrismo?

Como podemos ver, o egocentrismo é uma qualidade que gera sofrimento tanto no indivíduo egocêntrico quanto nos próximos. É possível reduzir ou eliminar essa atitude e os comportamentos associados, através de diferentes intervenções:

  • Será necessário modificar as distorções cognitivas que a pessoa egocêntrica tem sobre si mesma. Ajuste à realidade suas percepções de importância, grandeza e infalibilidade . Para isso, será necessário um processo de reestruturação cognitiva, abordando esquemas disfuncionais.
  • Trabalhar em prol da auto-estima saudável ajudará o indivíduo a aprender a dar-se mérito e aprovação reais. Dessa forma, não será necessário projetar o personagem fictício para obter elogios e reconhecimento externo.
  • Por fim, será importante desenvolver a empatia e a capacidade de perceber as opiniões dos outros . O egocêntrico terá que aprender a desviar o foco de si mesmo para se tornar mais consciente das opiniões, sentimentos e necessidades das pessoas ao seu redor.

Finalmente, como seres sociais, todos nós queremos e precisamos nos mostrar verdadeiramente aos outros, bem como estabelecer conexões interpessoais íntimas e reais. Se nos escondermos atrás de uma máscara, se recusarmos a olhar para a realidade dos outros, estaremos nos condenando a viver uma vida solitária, insatisfeita e irreal.

Vamos aprender a nos aceitar como devemos ser capazes de nos mostrar sem mentiras. Vamos olhar para os outros e deixá-los olhar para nós. As paredes nos protegem, mas também nos isolam. 

Kit Só Escola Autismo



Kit Educação Especial
  • Deixe um Comentário