Atividades Diagnóstica para 2 ano

Selecionamos nesta postagem algumas Atividades Diagnóstica para 2 ano do ensino fundamental. Excelentes sugestões para trabalhar com seus alunos no inicio do ano letivo escolar.

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conteúdo. (Foto: Manuela Novais)

Identificar o que os alunos já sabem antes de começar o trabalho de mais um ano letivo é essencial para iniciar o planejamento docente. Para garantir que nada seja deixado de lado, organizo um cronograma de ações pedagógicas e elaboro um plano semestral com os professores, em que analisamos os dados de cada turma e elaboramos as avaliações diagnósticas.

A avaliação diagnóstica ajuda a identificar as causas de dificuldades específicas dos estudantes na assimilação do conhecimento, tanto relacionadas ao desenvolvimento pessoal deles quanto à identificação de quais conteúdos do currículo apresentam necessidades de aprendizagem. Costumo dizer que ela possui três objetivos principais: identificar a realidade de cada turma; observar se as crianças apresentam ou não habilidades e pré-requisitos para os processos de ensino e aprendizagem; e refletir sobre as causas das dificuldades recorrentes, definindo assim as ações para sanar os problemas.

Ela pode ser feita em qualquer momento, mas no início do ano letivo permite conhecer melhor a realidade do aluno. O professor tem o dever de verificar o conhecimento prévio de cada um, constatando as condições necessárias para garantir a aprendizagem. Além disso, ela também funciona como uma análise do ensino na escola, já que os resultados das salas de aula de uma mesma série podem promover reflexões importantes para o replanejamento das propostas e atividades que devem ser oferecidas a todos.

Atividades Diagnóstica para 2 ano

Excelente recurso para saber como esta a aprendizagem dos seus alunos na alfabetização.

Material disponibilizado inicialmente no maravilhoso blog ENSINANDO COM CARINHO (Não deixe de conhecer).

Atividades Diagnóstica para 2 ano
Atividades Diagnóstica para 2 ano
Atividades Diagnóstica para 2 ano

Atividades Diagnóstica para 2 ano EM PDF

Sempre pensando em maneiras de facilitar para vocês, resolvemos disponibilizar para vocês todas as folhas mostradas em PDF. Para ter acesso ao material, confira o link a seguir: