Ajude seu filho a entender o que ele lê

Ajude seu filho a entender o que ele lê – Dicas para melhorar a compreensão de leitura em crianças.

Agora que seu filho começou a ler, chegou a hora de você começar a ajudá-lo a entender o que lê. Palavras não são apenas palavras, elas têm mensagens que chegam até nós através de cada uma das frases lidas. Para isso, você pode ajudar seu filho a entender o que ele lê … você só precisa de algumas estratégias e truques para obtê-lo.

Como conseguir

Pense em ensinar uma criança a amarrar um sapato ou andar de bicicleta … você explica de maneira detalhada o que precisa fazer para entender o passo a passo. O mesmo vale para a leitura … é uma boa idéia entender algumas estratégias de leitura para ensinar as crianças em casa.

O que ajuda as crianças a entender o que lêem?  Ser um leitor ativo é fundamental. Isso significa focar no texto, questioná-lo e fazer anotações mentais. Você pode trabalhar diariamente nessas habilidades para melhorar a compreensão da leitura aos trancos e barrancos.

Faça conexões

Quando as crianças se conectam com o que já sabem ao ler, isso as ajuda a se concentrar. Fazer essas conexões permite que eles entendam melhor o que têm na frente em forma de letras. Mostre ao seu filho como fazer conexões ao ler em voz alta. Se um livro mencionar lugares onde você esteve com seu filho, converse sobre essas memórias. Conversar sobre esses conceitos anteriores o ajudará a estabelecer conexões no futuro quando você ler por conta própria.

Faça perguntas a ele

As perguntas são fundamentais para aprimorar o pensamento crítico, algo essencial para ser um bom leitor. Fazer perguntas motiva as crianças a procurarem pistas no texto. Ao ler juntos, faça perguntas para despertar a curiosidade do seu filho. Pergunte coisas como “O que você acha que vai acontecer?” Ou “Como você acha que esse personagem se sente?”

Representar imagens na mente

Visualizar ajuda a dar vida a uma história.  Ao ler com seu filho, descreva como fica na sua cabeça. Fale sobre como isso faz você se sentir e como acha que poderia ser. Você também pode usar outros sentidos. Por exemplo, se a cena acontece em um jardim, como poderia cheirar?

Em seguida, convide seu filho a fazer um filme mental e indique como o filme dele é diferente do seu. Se seu filho gosta de desenhar ou pintar, você pode incentivá-lo a também fazer um desenho da cena.

Procure por pistas no texto

Quando conexões mentais são feitas, conjecturas ou previsões do que pode acontecer a seguir podem ser feitas. Essas são inferências e são necessárias para a compreensão do texto. É uma ótima maneira de ser um leitor melhor. Por exemplo, se você ler que uma criança tem olhos vermelhos e nariz escorrendo, pode-se supor que tenha resfriado ou alergias. Você pode fazer isso mentalmente enquanto lê.

O que é mais importante

É necessário perguntar às crianças o que elas acham que é a coisa mais importante, quem são os personagens principais, o que é a coisa mais importante na história … Quando as crianças souberem descobrir o que é a coisa mais importante em uma história, será mais fácil para elas. Compreenda e compreenda o texto.

Verifique a compreensão

Após a leitura, é necessário fazer novamente perguntas para saber se as crianças entenderam o texto e se faz sentido para elas. Se uma criança fica presa em uma parte do texto, ela pode reler a parte que não faz sentido para ele ou que é mais difícil para ele entender. Se houver alguma parte que pareça mais confusa, é necessário enfatizá-la.